Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.
New
 
Full Digital
 

Curso de formação - Formação prática de compradores

O processo de compras: determinar necessidades, selecionar e avaliar fornecedores, avaliar custos, negociar e gerir

  • Á distância
  • Essencial
Download do pdf
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
031E

Duração
10 horas


Inscreva-se
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
031E

Duração
10 horas

Intra empresa*
3.000,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Partilhe esta formação

formação presencial

O curso Formação prática de compradores permite-lhe obter competências críticas para otimizar a gestão de compras das organizações, através da aplicação de práticas qualitativas e quantitativas de gestão das compras, promovendo por consequência a obtenção da redução de custos significativos para organização.

Destinatários

Destinatários

  • Responsáveis e chefes de serviços de compras, compradores e profissionais que, na sua função, efetuem atos de compra.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Compreender a função Gestão de Compras na empresa

  • Missão estratégica e evolução das compras.
  • Visão tradicional e nova visão.
  • O papel das compras nos resultados empresariais:
    • desafios e vantagem competitiva;
    • atividades estratégicas, operacionais e de suporte.
  • A função comprador.
  • Ética nas compras.
  • As compras e as relações funcionais na empresa.
  • O planeamento.

Após a Classe virtual os participantes serão desafiados a resolver casos práticos que incentivam à implementação da aprendizagem no contexto de trabalho.

2ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Orientar e rentabilizar o processo das compras

  • Fatores externos e internos que influenciam as compras.
  • Amplitude das compras.
  • O processo compra vs. a gestão da compra.
  • Classificação e tipologia das compras.
  • Estratégia de compras – seis princípios estratégicos.
  • Ciclo do procurement vs. Ciclo de encomenda.

Após a Classe virtual os participantes serão desafiados a resolver casos práticos que incentivam à implementação da aprendizagem no contexto de trabalho.

3ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Identificar os diferentes custos nas compras

  • Custo unitário de compra.
  • Custo ponderado.
  • Custo médio de compra.
  • Custo de posse de stock.
  • TCO (Total Cost Ownership).
  • Price breakdown.
  • Targeting Cost.

Após a Classe virtual os participantes serão desafiados a resolver casos práticos que incentivam à implementação da aprendizagem no contexto de trabalho.

4ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Identificar os diferentes custos nas compras (continuação)

  • O agrupamento de necessidades:
    • contratos, encomendas abertas e o outsourcing.

Conhecer o mercado, selecionar e negociar com os fornecedores

  • O processo de seleção e avaliação de fornecedores.
  • O impacto da qualidade dos fornecedores.
  • Preparação e desenvolvimento da negociação.
  • Aspetos técnicos e relacionais.

Após a Classe virtual os participantes serão desafiados a resolver casos práticos que incentivam à implementação da aprendizagem no contexto de trabalho.

5ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Controlar as compras

  • Escolha de indicadores e forma de expressão.
  • Indicadores de qualidade, produtividade e desempenho.
  • Os KPI’s de eficácia e eficiência das compras.

Conhecer e compreender o processo de compras através da Internet

  • Pontos-chave das compras eletrónicas.
  • E-procurement/e-marketplace/e-sourcing.
  • Ferramentas e vantagens do e-procurement.
  • Modelos de e-procurement.
  • e-procurement vs. e-purchasing.
  • Modelos de comércio eletrónico.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • determinar corretamente as necessidades de compra da organização;
  • identificar e selecionar a solução de compra que melhor satisfaz as necessidades identificadas;
    gerir e avaliar os fornecedores;
  • reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das atividades de compra, estímulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
  • controlar a performance de compras e participar ativamente na melhoria contínua da performance do serviço/departamento de compras.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Uma metodologia que inclui exposições online pelo formador, complementadas com exercícios práticos e trocas de experiências e reflexões interativas com o grupo de participantes que permitem o treino de técnicas e ferramentas alinhadas com as melhores práticas de mercado, bem como a consolidação dos conceitos.

Datas

Ordenar por:

  • De 09 dez a 18 dez 2020
    750,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Dates details for this session
      Online training details
    Curso de formação - Formação prática de compradores