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Formação prática de compradores

O processo de compras: determinar necessidades, selecionar e avaliar fornecedores, avaliar custos, negociar e gerir

  • Á distância
  • Essencial
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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
031E

Duração
10 horas

Preço
750,00 € + IVA

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10 horas

Sob consulta
3.000,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

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formação presencial

O curso Formação prática de compradores permite-lhe obter competências críticas para otimizar a gestão de compras das organizações, através da aplicação de práticas qualitativas e quantitativas de gestão das compras, promovendo por consequência a obtenção da redução de custos significativos para organização.

Destinatários

Destinatários

  • Responsáveis e chefes de serviços de compras, compradores e profissionais que, na sua função, efetuem atos de compra.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Classe Virtual (2h00m)

Compreender a função Gestão de Compras na empresa

  • Missão estratégica e evolução das compras.
  • Visão tradicional e nova visão.
  • O papel das compras nos resultados empresariais:
    • desafios e vantagem competitiva;
    • atividades estratégicas, operacionais e de suporte.
  • A função comprador.
  • Ética nas compras.
  • As compras e as relações funcionais na empresa.
  • O planeamento.

Atividades digitais entre sessões

Desafios de aplicação prática

  • Interações à distância através do envio de desafios para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho*.

* Estes desafios ocorrem entre todas as etapas do percurso de aprendizagem (classes virtuais), até à sua conclusão.

2ª Classe Virtual (2h00m)

Orientar e rentabilizar o processo das compras

  • Fatores externos e internos que influenciam as compras.
  • Amplitude das compras.
  • O processo compra vs. a gestão da compra.
  • Classificação e tipologia das compras.
  • Estratégia de compras – seis princípios estratégicos.
  • Ciclo do procurement vs. Ciclo de encomenda.

3ª Classe Virtual (2h00m)

Identificar os diferentes custos nas compras

  • Custo unitário de compra.
  • Custo ponderado.
  • Custo médio de compra.
  • Custo de posse de stock.
  • TCO (Total Cost Ownership).
  • Price breakdown.
  • Targeting Cost.

4ª Classe Virtual (2h00m)

Identificar os diferentes custos nas compras (continuação)

  • O agrupamento de necessidades:
    • contratos, encomendas abertas e o outsourcing.

Conhecer o mercado, selecionar e negociar com os fornecedores

  • O processo de seleção e avaliação de fornecedores.
  • O impacto da qualidade dos fornecedores.
  • Preparação e desenvolvimento da negociação.
  • Aspetos técnicos e relacionais.

5ª Classe Virtual (2h00m)

Controlar as compras

  • Escolha de indicadores e forma de expressão.
  • Indicadores de qualidade, produtividade e desempenho.
  • Os KPI’s de eficácia e eficiência das compras.

Conhecer e compreender o processo de compras através da Internet

  • Pontos-chave das compras eletrónicas.
  • E-procurement/e-marketplace/e-sourcing.
  • Ferramentas e vantagens do e-procurement.
  • Modelos de e-procurement.
  • e-procurement vs. e-purchasing.
  • Modelos de comércio eletrónico.
Objetivos

Objetivos

No final do percurso de aprendizagem os participantes estarão aptos a:

  • alinhar a política e as estratégias das compras em coerência com as estratégias da empresa e saber comunicá-las à equipa com elevado impacto;
  • determinar corretamente as necessidades de compra da organização;
  • identificar e selecionar a solução de compra que melhor satisfaz as necessidades identificadas;
    gerir e avaliar os fornecedores;
  • reduzir o custo global da compra e conseguir o rendimento máximo da importância gasta através de uma melhor organização das atividades de compra, estímulo de concorrência entre fornecedores, reforço das competências de negociação e melhoria do cumprimento de prazos;
  • controlar a performance de compras e participar ativamente na melhoria contínua da performance do serviço/departamento de compras.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Uma metodologia que inclui exposições online pelo formador, complementadas com exercícios práticos e trocas de experiências e reflexões interativas com o grupo de participantes que permitem o treino de técnicas e ferramentas alinhadas com as melhores práticas de mercado, bem como a consolidação dos conceitos.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Abordagem transversal ao macroprocesso de compras, desde a interpretação da estratégia da empresa e definição da política de compras até à seleção de fornecedores e negociação.
  • Exploração prática e quantitativa do cálculo do custo total de compra e de posse.
  • Apresentação de boas práticas de trabalho com potencial de impacto elevado no curto prazo ao nível da redução da despesa.

Datas

Ordenar por:

  • 750,00€+ IVA
    Inscreva-se
    O link de conexão do ensino a distância será enviado ao participante alguns dias antes do início do treinamento.