Fantom Tag

Formação - F&B Supervisors Toolbox

Ferramentas de gestão e de liderança para equipas de F&B

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas instalações da sua empresa
Referência
1350

Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta
Intra empresa - Conheça os detalhes
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A elevada pressão a que a área de F&B numa unidade hoteleira está diariamente exposta, fruto do elevado turnover e taxa de absentismo, entre outros fatores, exige uma primeira linha de Chefias de F&B (Supervisores de turno) capaz, não só de realizar tarefas operacionais e de micro-gestão mas, e sobretudo, capaz de gerir, motivar e desenvolver as suas equipas.

O F&B Supervisors Toolbox é uma formação eminentemente prática, que visa consolidar um conjunto de competências essenciais à eficácia operacional da área (planeamento, repporting e assignação de tarefas) mas, acima de tudo, que tem como objetivo desenvolver as competências de liderança e gestão de equipas das chefias e supervisores de F&B, garantindo o engagement e a produtividade das suas pessoas e, consequentemente, uma maior satisfação do cliente.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Destinado a chefias intermédias de F&B, e a todos os profissionais do sector da hotelaria e turismo que desenvolvam a sua atividade ou tenham interesse em aperfeiçoar e desenvolver competências no departamento de comidas e bebidas, nomeadamente na sua gestão e gestão das brigadas de F&B.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Descrição das funções

  • Supervisor de Restaurante.
  • Empregado de Restaurante e de Bar.
  • Mise-en-scene.
  • Mise-en-place.
  • Meet, greet and seat.
  • Salesmanship.

Definição do Line-Up

  • Definição.
  • Informações e forecast do turno.
  • Funções, tarefas e papéis.
  • Buddy Sistem.
  • Mise-en-scene/place expected.
  • Standards Recap e apresentação física.
  • Objetivos de serviço e objetivos comerciais.
  • Best practice share.

Ferramentas de Gestão

  • Mapa de turnos e folgas.
  • Fichas técnicas.
  • Abertura e Fecho de turno.
  • Dashboards.

Ferramentas de Liderança

  • Avaliação da Maturidade dos Colaboradores e Equipas.
  • O Modelo LS aplicado a F&B.
  • Questionário de autodiagnóstico sobre Estilo de Liderança.
  • Técnicas de Comunicação Assertiva.
  • Técnicas de Comunicação Positiva.
  • Stand-up meetings.

Plano de Desenvolvimento Pessoal e Quick-Wins

Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Diferenciar e potenciar as funções de supervisor e empregado de F&B;
  • Planificar o início de turno, controlar e reportar o fecho de turno;
  • Exemplificar e aplicar as melhores técnicas de meet, greet and seat;
  • Desenvolver ferramentas eficazes de Gestão de Turno;
  • Aplicar ferramentas eficazes de Liderança de Turno.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso a dinâmicas vivenciais, questionários de autodiagnóstico e role-plays aplicados ao setor hoteleiro.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Este curso oferece um percurso conciso e adaptado a todos os requisitos atuais da função de Supervisão de Turno de F&B.

 

Formadora

Mónica Carvalho é formadora, consultora e coach em diversos setores de atividade, entre eles o hoteleiro.

Licenciada em Psicologia das Organizações pela Universidade de Lisboa, frequentou outras formações específicas em hotelaria, com destaque para a certificação em Metodologias “Leading Hotels of the World” e “Ritz-Carlton’s Gold Standard Service”.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos formativos junto de equipas hoteleiras, já trabalhou com mais de 1500 participantes vindos de todas as áreas operacionais – desde o F&B à Receção, passando pelas Reservas e o House-keeping.

No seu currículo constam também projetos de Formação, Consultoria e Coaching desenhados e implementados em vários dos maiores grupos hoteleiros nacionais e internacionais a operarem em Portugal.