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Curso de formação - Estratégia: instrumentos e processos

Diversificar o portefólio de ferramentas de apoio à gestão e ao crescimento organizacional

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Referência
1080

Duração
3 dias (21 horas)

Preço
1.300,00 € + IVA

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As decisões estratégicas são tomadas em contextos cada vez mais marcados pela mudança acelerada, turbulência, incerteza e imprevisibilidade. Assim, é essencial que as organizações e os seus quadros alarguem o seu portefólio de ferramentas capazes de contribuir para “mapear o território estratégico" e que possam ser utilizadas em processos de tomada de decisão.

A componente central deste curso é dedicada à exemplificação de instrumentos e processos estratégicos para identificar, organizar e interpretar os fatores-chave do contexto decisional e analisar atores estratégicos.

Destinatários

Destinatários

  • Gestores e profissionais que desejem ganhar competências na utilização de instrumentos e processos de conceção e definição estratégica.

Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Analisar as características e evolução do ambiente de negócios e da atividade da empresa

  • Exigências dos consumidores e dos clientes.
  • Aceleração da globalização das atividades e da concorrência.
  • Impacto do comércio eletrónico nos canais de venda e de distribuição.
  • Efetuar o diagnóstico da empresa.

Identificar o campo estratégico da empresa

  • A importância da estratégia.
  • A análise PEST.
  • Modelo das 5 forças de Porter (a empresa e a evolução do ambiente).
  • Princípios da estratégia e das operações: as matrizes estratégicas (BCG, Mckinsey).
  • Análise da concorrência, mercados-alvo e posicionamento estratégico.
  • Efetuar o diagnóstico da empresa.

Conhecer as manobras estratégicas

  • Abordagens tradicionais da estratégia: domínio pelos custos, focalização, diferenciação ou aliança.
  • A progressão pelas vantagens concorrenciais: possibilidades e limites.
  • Orientação estratégica pela criação de valor.

Desdobrar a estratégia na empresa

  • Partilhar a estratégia: equipa de reflexão estratégica.
  • Comunicar os objetivos estratégicos: obter a adesão.
  • Criar a dinâmica da mudança: conhecer e antecipar as fases de transformação de uma organização.

Fomentar a apropriação da estratégia pelos seus principais atores

  • Transformar objetivos estratégicos em planos a médio prazo.
  • Estabelecer grupos de projeto.
  • Conceber quadros de indicadores estratégicos: aplicar a orientação estratégica.
  • Manter a motivação: acompanhar os indicadores, reconhecer as performances excecionais e os sucessos coletivos.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • articular os diferentes conceitos, dimensões e níveis de decisão estratégica;
  • escolher e aplicar ferramentas para identificar, organizar e analisar fatores-chave do enquadramento estratégico;
  • otimizar os processos formais e tácitos de conceção e decisão estratégicas na sua organização.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Alternância entre momentos de exposição e de treino e aplicação de instrumentos de análise e planeamento estratégico, facilitadores da tomada de decisão.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Um curso com elevada componente prática, que aborda os temas essenciais de gestão empresarial no atual contexto, de acordo com as necessidades dos participantes.

Datas e locais

Ordenar por:

  • Nenhum curso corresponde aos seus critérios