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Formação - Design Thinking

Centrar a inovação no cliente

  • presencial ou online
  • Performance
Presencial ou online
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
900,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
810,00 € + IVA

Referência
8865
Escolha uma sessão
Nas suas instalações ou online
Duração
2 dias (14 horas)

Preço
3.700,00€ + IVA
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Referência
8865
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Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

O Design Thinking é uma abordagem inovadora com origem na Califórnia que se inspira na mentalidade dos designers, colocando as necessidades do cliente e a experimentação no centro do processo. Esta formação permite aos participantes descobrir e praticar a abordagem de cinco passos do Design Thinking.

O processo de Design Thinking baseia-se em três pilares:

  • Empatia: colocar o cliente no centro da inovação, compreender as suas motivações profundas e antecipar as suas necessidades.
  • Criatividade: procurar ideias originais que satisfaçam verdadeiramente as necessidades do cliente.
  • Prototipagem: acelerar a curva de aprendizagem, expor rapidamente o cliente às soluções propostas e reduzir os riscos.
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Qualquer pessoa responsável por um projeto de inovação.
  • Gestores responsáveis pela implementação e liderança da inovação.
  • Gestores de projetos de desenvolvimento de novos produtos/serviços.
  • Gestores de R&D, gestores de marketing. Gestores de produtos de marketing, gestores de vendas, diretores comerciais.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Compreender o Mindset e os princípios fundamentais da abordagem

  • Compreender a mudança de paradigma trazida pelo Design Thinking
  • Posicionar o Design Thinking entre outras abordagens de inovação (Lean Startup, Agilidade)
  • Explorar o processo de Design Thinking

Explorar a perspetiva do utilizador: criar empatia

  • Criar empatia genuína com o cliente através de quatro ferramentas:
  • Personas: perfis de utilizadores representativos
  • Mapa de experiência do cliente
  • Questionamento estruturado WHW (What, How, Why)
  • Mapa de empatia: visualizar necessidades e motivações

Definir a necessidade real

  • Utilizar três ferramentas para a definição precisa da necessidade:
  • Saturação e agrupamento de insights
  • Ângulo de abordagem ao problema
  • Técnica da questão paradoxal
  • Estruturar o desafio concreto a resolver para satisfazer as necessidades do cliente

Ideação criativa

  • Dinamizar sessões de criatividade eficazes
  • Utilizar quatro ferramentas de criatividade: exercícios de aquecimento, brainstorming, Ciclos criativos iterativos e metodologias de seleção e priorização de ideias

Prototipar e testar a solução

  • Desenvolver protótipos tangíveis da solução
  • Construir um pitch convincente para a sua inovação
  • Desenvolver um protótipo da solução
  • Colocar o cliente no centro do processo de validação através de duas ferramentas:
    • Técnica das três frases de apreciação
    • Grelha de síntese de opiniões
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Implementar a abordagem do Design Thinking para inovar em produtos e serviços.
  • Utilizar ferramentas de Design Thinking em cada fase do processo
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Através de diversas atividades e desafios propostos na sessão síncrona e durante a aprendizagem online, este percurso provoca e estimula o envolvimento ativo e constante de todos os participantes. A sua forte componente prática (autodiagnósticos, simulações com feedback personalizado, etc.), visa recriar o quotidiano profissional de forma a potenciar a performance e a transferência das aprendizagens para o contexto de trabalho.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Esta formação centra-se na aplicação de competências em contexto de trabalho. Para garantir uma maior eficácia conjuga os benefícios da formação em grupo a atividades individuais digitais para consolidação da aprendizagem e sua transferência para o local de trabalho.
  • É apresentado um estudo de caso que permite praticar a aplicação da abordagem e das suas ferramentas.
  • Um best-seller de formação elogiado por milhares de formandos.

Datas

  • 900,00 € + IVA
    Inscreva-se
    15 e 16 dezembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)