Social Media Manager

O que faz um social media manager?

O social media manager é responsável pela estratégia digital da empresa nas redes sociais. Trata-se de uma função estratégica, uma vez que este é responsável pelo desenvolvimento da reputação e da notoriedade da marca na Internet. Para tal, o social media manager tem de elaborar e implementar um plano de ação, assim como monitorizar e analisar as ações dos seus concorrentes.

Que função desempenha?

Assistimos atualmente a uma enorme evolução da Internet e das suas ferramentas. As empresas devem estar atentas às novidades para que consigam explorar estas novas técnicas. As redes sociais podem trazer muitos benefícios se forem usadas corretamente. Em 2018, havia mais de dois mil milhões de utilizadores de redes sociais.

O objetivo do social media manager é construir e gerir a política de comunicação digital da empresa. Supervisiona o community manager e, em alguns casos, pode desempenhar também esta função. Isto é comum nas agências de comunicação. As tarefas do social media manager e de community manager tendem a ser executadas por uma única pessoa.

Quais as tarefas associadas?

Existem várias, mas é possível identificar três grupos principais. São eles:

Definir as estratégias nas redes sociais

O social media manager trabalha na elaboração da estratégia das redes sociais.  É algo que requer tempo, pelo que são necessárias várias etapas para que seja eficaz.

Web social

A web social evoluí diariamente. Por esta razão, o social media manager deve acompanhar atentamente a evolução da utilização das redes e quais são as novas profissões que estão a emergir. Nos últimos anos, temos assistido ao aparecimento de gestores de redes sociais, community managers, brand content managers, asset managers...

Estão a surgir novos comportamentos de compra, como o Zero Moment of Truth — ZMOT. O ZMOT define o tempo decorrido entre o momento em que um consumidor se interessa por um produto e a tomada de decisão. Durante estee tempo, o consumidor procura informações sobre o mesmo . O social media manager deve, pois, ter em conta estes novos comportamentos de compra, seja B2C ou B2B. Estas alterações representam, por sua vez, as oportunidades, mas também os riscos para as empresas.

Redes sociais

O social media manager deve dominar totalmente as redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Mas deve igualmente ter conhecimento sobre o Twitter, a rede social de microblogging, ou de outras redes sociais mais visuais como o Instagram, Snapchat ou Pinterest.
As plataformas de partilha de conteúdos também fazem parte da sua estratégia: Youtube, DailyMotion ou, ainda, SlideShare. Reconhece a importância da utilização destas plataformas, tanto pelos utilizadores como pelas empresas.

A estratégia nas redes sociais deve ser estruturada e, para tal, deve ser utilizado um modelo que englobe a empresa, a concorrência e a comunidade. O objetivo deste modelo é, por um lado, fazer um diagnóstico relativo à presença desejada, à existente, aos colaboradores e ao conteúdo da empresa e dos seus concorrentes, e, por outro lado, um diagnóstico sobre clientes, potenciais clientes, influenciadores, clientes finais e, especialmente, o ecossistema da empresa. Este modelo permite ter uma estratégica relevante e mais eficaz.

Existe também o modelo Paid, Owned & Earned Media (POEM). Segundo este modelo, as redes sociais dividem-se em três categorias: as que são pagas, as que são próprias e as que adquire. Esta estratégia é usada para implementar diferentes ações de acordo com cada rede social. Graças a isto, a empresa tem uma visão mais clara das diferentes ações a realizar.

O social media manager deve fazer as escolhas necessárias quando desenvolve a estratégia de presença nas redes sociais. Este profissional pode, de facto, optar por estar em todas as redes sociais, ter página de Facebook e LinkedIn, conta de Twitter e Instagram, canal no Youtube, blogues ou, pelo contrário, pode selecionar apenas aquelas que estejam alinhadas com a imagem da empresa. Ficará, então, responsável por construir o seu plano de ações operacional, ou seja, o seu plano de angariação e o seu programa de influenciadores.

Uma das principais missões do social media manager é de garantir a reputação on-line da empresa e para tal, utilizará ferramentas de controlo. Será igualmente responsável pelas críticas negativas publicadas nas redes sociais e ser capaz de gerir crises na Internet.

Dispositivo de social media

Por último, a construção da estratégia passa também pela organização de um dispositivo de social media. O seu papel, neste caso, é o de monitorizar a reputação on-line, gerir as comunidades nas redes, e, sobretudo, escolher as ferramentas de Social media Management que deseja usar.
O Social media manager deverá igualmente definir os seus critérios de performance (KPI).

Gestão da comunidade

A gestão da comunidade (community management) ocupa um espaço cada vez mais importante nas empresas, sendo que engloba várias tarefas.

Dinamizar

Este profissional é, em primeiro lugar, responsável por dinamizar as redes sociais selecionadas na estratégia de marketing. Pode fazer perguntas sobre como otimizar o envolvimento em determinada rede social. Deve também otimizar o SEO do seu canal de Youtube. A utilização de imagens no Pinterest, Instagram e Snapchat, no marketing digital, está em crescimento. É o Picture Marketing.

Um conteúdo impactante

Numa segunda fase, o community manager (CM) deve desenvolver um conteúdo impactante. É a chave do sucesso. Para tal, tem de definir o seu mix, ou seja, o seu conteúdo de marca, a sua curadoria e o seu User Generated Content (UGC). O conteúdo de marca em B2B e B2C pode diferir, uma vez que o alvo é diferente.

O CM usa também mecanismos para produzir conteúdos virais, a prova social para definir e caraterizar o comportamento de potenciais clientes, newsjacking, que consiste em utilizar uma determinada notícia com o objetivo de criar buzz em torno da marca, ou, ainda, o storytelling, ou seja, a técnica de contar uma história destacando os argumentos da marca ou dos produtos.

O formato dos conteúdos é uma questão importante para o CM. Na verdade, estão a aparecer muitos formatos novos, como gifs animados, vídeos em direto, realidade aumentada... Por isso, é importante selecionar o formato certo para conteúdos impactantes.

Influenciadores digitais e embaixadores

É sua função selecionar os influenciadores que estão em sintonia com a imagem digital da marca. Devem ser uma referência, ou seja, devem ser capazes de influenciar o comportamento dos seus seguidores. Os seus conteúdos devem ser validados pela marca antes de serem publicados.

A motivação e mobilização de uma rede de embaixadores é um trabalho importante para um CM.
Poderá recorrer aos atuais clientes da marca para que estes desempenhem o papel de embaixadores junto de potenciais clientes, optando assim peloCustomer Advocacy e/ou solicitar aos colaboradores que se tornem embaixadores da marca nas redes sociais, ou seja, optando pela Employee Advocacy.

Planeamento dos media

O planeamento dos media é uma tarefa importante para o social media manager. Efetivamente, é durante esta missão que ele escolherá os meios de comunicação que utilizará, bem como os suportes e o momento em que as ações serão implementadas.

Desafios dos social ads

Esta etapa representa um momento em que o social media manager levanta várias questões. Ele refletirá sobre os diferentes objetivos para a publicidade e as campanhas nas redes sociais. Tentará visualizar os potenciais impactos que pode haver nas diferentes redes sociais (earned, paid and owned).

Campanhas publicitárias

A implementação de campanhas publicitárias é decidida pelo social media manager. Este profissional analisará a oferta publicitária apresentada pelas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, Snapchat e Youtube. Além disso, domina as plataformas de publicidade de cada uma: Facebook Ads, Twitter for Business, LinkedIn Advertising, entre outras. Todas as campanhas publicitárias devem ser adaptadas aos dispositivos móveis.

Conteúdos e redes sociais

O social media manager gere a informação das campanhas de comunicação nas redes sociais seguindo uma linha editorial previamente definida. Utilizará técnicas e ações de social mediaoptimization (SMO) para desenvolver a visibilidade e a imagem da marca nas redes sociais ou nos media.

A parte relativa à análise de dados é necessária para medir o ROI das suas ações. Os principais indicadores de desempenho relativos à audiência, à influência e ao engagement permitem-lhe medir o impacto das suas campanhas e tomar decisões relativamente às futuras ações.
Os conteúdos publicados nas redes sociais devem ter valor acrescentado de forma a promover o engagement dos utilizadores.

As competências necessárias

 

O social media manager deve ter três competências indispensáveis: o domínio das ferramentas digitais, o domínio do webmarketing e a excelente expressão escrita e oral.

Para exercer este cargo, deve ser uma pessoa curiosa e autónoma, manter uma boa relação e ser capaz de coordenar uma equipa.

O social media manager deve informar-se sobre todas as mais recentes tendências na web.

A formação para se tornar social media manager

O social media manager deve dominar todo o ecossistema digital. Além do conhecimento das redes sociais, deve igualmente saber como criar estratégias de conteúdo, distribuição e aquisição. Deve ter conhecimento de marketing e ser criativo. Para adquirir todos estes conhecimentos, recomenda-se uma formação geral na área digital.