Digital Manager

O que é um digital manager?

O digital manager assume aos dias de hoje a responsabilidade pela notoriedade digital e reputação on-line de uma empresa. Relaciona-se diretamente com a direção de comunicação e marketing no que se refere à implementação da estratégia digital da empresa.

Que função desempenha?

Com a evolução do e-commerce, surgiram novas profissões na área da Internet. Antes deste momento, o desenvolvimento da reputação e da notoriedade digital de uma marca nas redes sociais era da responsabilidade do social media manager. Hoje, é da competência do digital manager. Ao mesmo tempo que o número de utilizadores não para de crescer, também os suportes como tablets, smartphones, conquistam relevância numa área em franco crescimento. Como tal, a função de responsável pela comunicação digital não se limita à gestão de redes sociais: passa sim a integrar também as áreas da comunicação, do marketing, comercial, bem como a relação com o cliente. A função do digital manager assume o papel de definir a estratégia digital para promoção da empresa no campo on-line. É responsável pelo acompanhamento e execução operacional de todos os projetos de comunicação da marca.

Quais são as tarefas?

O digital manager assume uma função de maestro, coordenando todas as ações e os membros da sua equipa. O seu objetivo é melhorar a visibilidade da marca na Internet, elaborando planos de ação com vista a gerar mais tráfego para o site da empresaParalelamente, otimiza o volume de negócios graças ao aumento da taxa de conversão. Para alcançar estes objetivos, deve analisar os dados para proceder aescolhas estratégicas. Em função destes dados, estabelece os objetivos e as prioridades a curto e longo prazo.

 

Definir o plano de ação

Quando inicia funções, o digital manager deverá ter conhecimento da política da empresa, conhecer os produtos/serviços propostos, os clientes e a imagem da marca. Tendo por base estas informações, determinará as estratégias de marketing a adotar a fim de ir ao encontro dos objetivos previamente traçados. Assente num orçamento definido pela  direção de marketing.

O e-mailing

Para gerar tráfego, nada melhor que uma estratégia de e-mailing. Esta poderosa ferramenta de comunicação consiste na elaboração de uma campanha de marketing por e-mail. É muito eficaz para aumentar a notoriedade de uma empresa, bem como para garantir um ROI elevado. Adapta-se perfeitamente a todos os suportes digitais, sejam eles umcomputador de secretária,portátil ou smartphone. Ao optar por esta estratégia de comunicação, a empresa alcança a comunidade, independentemente do equipamento que utiliza. Para elaborar a campanha, o digital manager, em conjunto com a equipa, define o tipo de e-mailing a enviar ao público-alvo. O envio de e-mails em massa, por exemplo, visa fornecer informações, ao passo que o envio de e-mails de notificação permitemalertar o utilizador para um acontecimento específico.

O CRM

O digital manager decide, juntamente com a sua equipa interna ou com os prestadores de serviços externos, a implementação de ferramentas de otimização, como, por exemplo, o CRM. Com esta ferramenta, as empresas podem comunicar com os seus clientes nas redes sociais. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança e determinar quais os clientes mais relevantes para a  empresa. Para tal, mediante a realização de compras on-line, o utilizador alimenta uma base de dados com informações pessoais. A partir destes dados, o responsável de marketing digital decide qual a estratégia de marketing utilizar para fidelizar os seus clientes. SMS, pontos de fidelização, presentes de boas-vindas: todas as estratégias que podem ser utilizadas para encontrar diferentes métodos para conhecer e manter a ligação público final. Graças ao CRM, a empresa tem um perfil de cada um dos seus clientes e conhece o comportamento da sua audiência.

O marketing de conteúdo

O responsável digital gere o marketing de conteúdo através da criação de conteúdos de grande valor. Estes conteúdos devem, efetivamente, ser adaptados às necessidades dos clientes e às da sua empresa. Em B2B, o digital manager dá prioridade a três tipos de conteúdos de marketing digital: blogues, relatórios e e-books. Estes últimos permitem atrair e converter os potenciais clientes em compradores. São, igualmente, eficazes para fidelizar os parceiros profissionais.

O SEM

O digital manager ocupa-se também da definição do SEM. Este acrónimo, que significa search engine marketing, refere-se às diferentes técnicas que visam explorar a pesquisa de informação na web, com vista a otimizar a posição de um site nos resultados dos motores de busca. O site é, efetivamente, a montra completa e verdadeira da marca. Deve, portanto, incluir conteúdos únicos e aparecer no topo da primeira página do Google, para gerar mais tráfego.

 

Coordenar equipas

Depois de definir claramente o projeto, o digital manager apresenta-o claramente à equipa. De acordo com o objetivo estabelecido, pode trabalhar com um community manager, um content manager, um copywriter digital ou, ainda, com colaboradores do serviço de marketing. O digital manager terá igualmente a possibilidade de procurar os prestadores de serviços que, por sua vez, intervirão no projeto. Acompanhando o trabalho da sua equipa interna e externa, deve refletir constantemente sobre os novos meios para aumentar a visibilidade da sua empresa na web.

As competências necessárias

 

O digital manager deve dominar as ferramentas informáticas e é efetivamente responsável pela maior parte das suas decisões, tendo por base os dados. Apaixonado pela tecnologia digital, o digital manager tem de se manter informado acerca das mais recentes evoluções tecnológicas. Desta forma, será capaz de assegurar a coordenação das suas equipas internas e externas.

Para colocar em destaque o site da sua empresa, o digital manager deve ter o sentido de estética, criatividade e curiosidade. Dispõe de uma determinada autonomia, mas mantem o espírito de equipa. É capaz de realizar várias tarefas e tem uma boa capacidade de escutar, pelo que não hesita em solicitar a opinião dos seus colaboradores. Além disso, assegura também que os prazos do projeto são respeitados.
Em relação aos seus conhecimentos, o responsável digital domina totalmente as ferramentas de marketing. Deve conhecer as diferentes estratégias da comunicação on-line, além de ter também noções de publicidade. Para exercer a função de digital manager, é necessário dominar os métodos de análise de marketing.

O digital manager tem também uma boa capacidade de observação, bem como de síntese e análise. Tem o dom da comunicação e sente-se confortável tanto com a vertente escrita quanto com a oral.

Em relação às competências, o digital manager conhece as mais recentes práticas operacionais das ferramentas de estatística e de comunicação offline. Domina as técnicas de escrita para poder redigir os documentos e os textos para a web.

A formação para se tornar digital manager

Para exercer a profissão de digital manager, é necessário ter formação superior na área da engenharia informática ou do marketing. Para aceder a esta profissão é necessário ter dois ou três anos de experiência na área das redes sociais.

Os perfis mais procurados e que permitem evoluir na carreira são: responsáveis de projetos on-line, responsáveis de comunicação digital e responsáveis de marketing digital.

Para adquirir ou reforçar competências nesta área, recomendamos os seguintes percursos de aprendizagem: