Está aqui: Home > Notícias > A formação de preços e as margens
A formação de preços e as margens
15/03/2019
Em qualquer negócio, para além de necessitar de clientes, os preços são cada vez mais determinantes para a realização de uma venda. Pese embora muitos negócios assentem na diferenciação, como fator competitivo, a maior parte dos produtos ou serviços são escolhidos, pelos clientes, em função do preço.São diversos os modelos adotados pelas empresas para a formação do preço de venda, usando diferentes elementos, mas há um fator básico e comum a todos: o custo.Partindo do pressuposto que as empresas são fundadas e geridas com o objetivo de obter lucro, o preço de venda tem sempre de ser superior ao preço de custo. Exceto em casos de competição agressiva, que muitas vezes se tratam de práticas anti concorrenciais (dumping), ou situações excecionais como produtos deterioráveis, desatualizados tecnologicamente ou pela moda, o objetivo é lucro.
Composição dos custos
Os custos, numa unidade de produção, são compostos por 3 elementos básicos: materiais consumidos, normalmente definidos como matérias-primas (MP), mão-de-obra (MO) e gastos gerais de fabrico (GGF).
Métodos de custeio
Se os tipos de custos já provocam algumas dúvidas na sua afetação, relativamente ao que são de imputar à produção, como por exemplo os gastos com o pessoal (mão-de-obra direta e indireta), outras questões relevantes a tratar são, por exemplo o método de custeio a usar. Não é indiferente para a determinação do custo de produção, e assim a formação das margens de venda, se usarmos o custeio ABC, por Absorção ou Total. São técnicas diferentes de distribuição e afetação dos diversos custos, que também dependem do tipo de produção ou do setor de atividade.
Definição do preço
A definição do preço passa por 3 etapas fundamentais: o custo interno adicionado da margem, o preço da concorrência e o preço que o cliente está disposto a pagar.As empresas que competem pelo preço, necessitam de ser mais eficientes na utilização dos recursos para que adicionada a margem pretendida, o preço estabelecido ao cliente seja concorrencial e aceitável.Por outro lado, é necessário estabelecer um preço mínimo, abaixo do qual a empresa não consegue suportar a sua atividade e um preço objetivo, definido face às pretensões da empresa na entrega de resultados aos seus detentores e capaz de satisfazer os seus compromissos financeiros e operacionais.No que respeita a relações intragrupo, é necessário atender à eficiência de cada unidade, mas também a aspetos legais, de natureza fiscal, que podem condicionar a formação de preços internos, ou de transferência. Artigo da autoria de José Araújo, Consultor CEGOC e Contabilista Certificado Nº 5.
Os cookies são pequenos dados enviados a partir de um website e armazenados enquanto navega no seu dispositivo através do seu navegador da Internet. O seu navegador armazena esses dados num pequeno ficheiro, chamado cookie. Quando solicita outra página ao servidor, o seu navegador envia o cookie de volta ao servidor. Os cookies foram concebidos para serem um mecanismo confiável de forma a que os sites memorizem informações ou registem a atividade de navegação do utilizador.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para a sua navegação no site e a utilização das suas características, como por exemplo o acesso a áreas seguras do site. Os cookies que permitem que as lojas web mantenham os seus itens no carrinho de compras enquanto faz as suas compras online são um exemplo de cookies estritamente necessários.
Estatísticas
Off
On
Estatísticas
Também conhecidos como “cookies de desempenho”, estes cookies recolhem informações sobre como utiliza o website, como as páginas que visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações poderá identificá-lo. Tudo está agregado e, portanto, anônimo. O seu único objetivo é melhorar as funções de um website. Isto inclui cookies de serviços de análise de terceiros, desde que sejam para uso exclusivo do proprietário do website visitado.
Soluções afetadas:
Google Analytics
Marketing
Off
On
Marketing
Estes cookies rastreiam a sua atividade online para ajudar os anunciantes a fornecer publicidade mais relevante ou para limitar quantas vezes vê um anúncio. Estes cookies podem partilhar estas informações com outras organizações ou anunciantes. Estes cookies são quase sempre provenientes de terceiros.
Soluções afetadas:
HusbSpot
LinkedIn
Meta
Preferências
Off
On
Preferências
Também conhecidos como “cookies de funcionalidade”, estes cookies permitem que um website se lembre de escolhas que fez no passado, como o idioma de sua preferência, a região para a qual gostaria de receber relatórios meteorológicos ou qual é o seu nome de utilizador e palavra-passe para que possa conectar-se automaticamente.