Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

Brandon Hall Award — Barilla e Cegos

10/11/2020

O incrível programa de acolhimento da Barilla e da Cegos foi galardoado com uma medalha de ouro

A Barilla e a Cegos ganharam recentemente a medalha de ouro nos Brandon Hall Awards pelo projeto Learn to Fly. Este extraordinário programa de acolhimento foi reconhecido na categoria "Best Advance in Employee Engagement".

Testemunho de Filippo Romanini, Learning & Development Director da Barilla

   

Desenvolver o engagement e a produtividade dos colaboradores

Consciente da importância do forte engagement dos funcionários, a Barilla estabeleceu o objetivo de desenvolver a fidelidade logo a partir do momento da entrada dos colaboradores na empresa. Há três anos, a Barilla escolheu a Cegos para desenvolver e lançar um programa de acolhimento. Foi então criado o programa Learn to Fly. Direcionado para jovens profissionais e recém-contratados, o programa prepara-os para se tornarem nos futuros líderes da Barilla. 

Com base em experiências passadas, a empresa percebeu que o sucesso do programa se devia ao facto de adotar uma nova abordagem global e unificada. Era também fundamental garantir que os colaboradores ficariam rapidamente operacionais e, ao mesmo tempo, incutiriam os valores e a missão da empresa: “Good for You, Good for the Planet” (bom para si, bom para o Planeta).

O programa é concebido para que os participantes sejam eficazes individualmente, que desenvolvam competências comunicacionais, competências relacionais e competências de tomada de decisão, através de diferentes modalidades de formação — uma combinação de aprendizagem presencial e virtual. A abordagem da formação tem por base uma forma de ensino que promove o engagement, exercícios absolutamente interativos e impactantes, e caminhos bem definidos para a implementação no local de trabalho.

Learn to Flyé um programa standardizado em todo o mundo. Pode, no entanto, ser adaptado para outros idiomas, para ir ao encontro das necessidades de cada país.

Desde o seu lançamento, há três anos, mais de 500 pessoas receberam formação em nove países da Europa e América. Tendo em conta o sucesso do programa, este foi também disponibilizado para diretores que querem melhorar as suas competências.

 
  

Resultados surpreendentemente positivos

  • Excelente satisfação dos participantes: uma taxa de satisfação acumulada de 4,2/5, o que, para a Barilla, é considerado excecional.
  • Utilidade e aplicabilidade das capacidades, das competências e dos conhecimentos adquiridos, no desempenho diário das funções.
  • Partilha da mesma linguagem entre os participantes do mesmo grupo.
  • Apesar das restrições de viagens devido ao confinamento mundial, o programa funciona ainda em modo totalmente digital.
 

O que fez a diferença?

  • A estrutura e a abordagem do programa asseguraram o engagement dos participantes desde o primeiro momento.
  • A experiência da Cegos em L&D e sua capacidade de entender rapidamente a estratégia e as necessidades da Barilla.
  • A forte infraestrutura internacional e o alcance geográfico da Cegos.
  • A criação de uma estrutura corporativa central, fundamental para estabelecer o alinhamento global.
  • A standardização do programa, que assegurou uma linguagem e uma cultura comuns em todo o mundo.
 

Sobre a Barilla

A Barilla é uma empresa familiar italiana do setor alimentar. Fundada em 1877, é hoje um grupo internacional localizado em mais de 100 países, com mais de 8 mil colaboradores em todo o mundo.

É líder mundial no mercado das massas alimentares e dos molhos prontos a usar, na Europa continental; em produtos de panificação, em Itália, e knäckebröd (pão crocante), na Escandinávia. O grupo é reconhecido mundialmente como um símbolo do know-how italiano.

 

Sobre os Brandon Hall Awards

"Os Brandon Hall Group Excellence Awards são muito valorizados por organizações em todo o mundo – tanto assim é que, mesmo num contexto de uma pandemia mundial, recebemos o maior número de candidaturas de sempre", disse Rachel Cooke, COO do Grupo Brandon Hall, e líder do programa HCM Excellence Awards. "Os prémios dão reconhecimento e validação preciosos relativamente às melhores práticas em todas as áreas de HCM, numa altura em que são mais importantes do que nunca, tanto para os empregadores como para os colaboradores.”

As candidaturas foram avaliadas por um painel constituído por especialistas experientes e independentes do setor, e analistas e executivos do Grupo Brandon Hall, com base nos seguintes critérios: adequação à necessidade, estrutura do programa, funcionalidade, inovação, benefícios gerais mensuráveis.

 

A lista de vencedores está disponível no site dos Brandon Hall Awards.

 

 

Ir ainda mais longe

O Grupo Cegos dá apoio aos maiores grupos internacionais, em 50 países, indo ao encontro das crescentes necessidades em desenvolvimento de competências.

Descubra as nossas soluções internacionais de formação.