Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

Controlo de Gestão: uma necessidade para micro, pequenas médias e grandes entidades

26/07/2019

 

O aumento da competitividade das empresas, resultante da globalização das economias e do alargamento do espaço comum europeu, obriga à otimização dos custos das atividades e a formação de preços concorrenciais. Conhecer e administrar a estrutura de custos e determinar preços é, pois, uma atividade fundamental para a eficiência das empresas e a formação de resultados que permitam ganhos em ambiente concorrencial sustentável.

A contabilidade de gestão é cada vez mais necessária para um efetivo controlo da atividade operacional e financeira das empresas. Mais do que corresponder a necessidades externas, que se obtém com a contabilidade geral, o controlo de gestão vocaciona-se para o interior das empresas, para a definição e controlo de objetivos, formação e gestão de margens e resultados.

Saber fixar preços e controlar os gastos é uma vantagem competitiva para as empresas que agem por antecipação.

Controlo de Gestão: uma necessidade para micro, pequenas médias e grandes entidades
 

Papeldos profissionais

Os profissionais devem assim estar preparados para corresponder com as necessidades das empresas e encontrar técnicas e métodos adequados para o planeamento, a gestão, o controlo e o reporte e aconselhamento do desempenho das organizações.

 

Planear as atividades e alinhá-las com a estratégia da empresa, a par de uma relação direta com os orçamentos, são tarefas cada vez mais relevantes para a sustentabilidade dos negócios. Após um adequado planeamento, é necessário monitorizar a performance, e poder tomar decisões fundamentadas e objetivas, que permitam, se necessário, uma correção de trajetória, tempestiva e eficiente.

Tipo de sistemas deorçamentação:

  • Orçamentos fixos;
  • Orçamentos flexíveis;
  • Orçamentos de base zero;
  • Orçamento incremental.

Conhecer o processo de negócio, elaborar um orçamento realista e monitorizar o desempenho é uma vantagem competitiva para as empresas que agem por antecipação, para tal, são usadas diversas técnicas para o cálculo das variações: regressão por mínimos quadrados, diagrama de dispersão com correlação, previsão com regressão, conceitos de séries temporais e sazonalidade para a análise de dados temporizados.

Empresas competitivas e sustentáveis agem porantecipação.

 

NOTA: Artigo da autoria de José Araújo, Consultor e Coordenador da área Financeira da CEGOC e Contabilista Certificado Nº 5.

 

Veja aqui todas as Formações que temos para si na área de Finance & Control