Desenvolver competências não precisa ser um filme… podem ser vários!

21/09/2021

Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC, partilha na Líder magazine um artigo de opinião sobre os principais aspetos que tornam os vídeos e filmes recursos pedagógicos cada vez mais impactantes e poderosos no desenvolvimento e reforço das competências profissionais em contexto de trabalho.

Para a autora, estes ativos ajudam a tornar os percursos de aprendizagem mais apelativos, dinâmicos e emocionantes – sobretudo quando combinados com exposições temáticas, debates, e-Coaching, classes virtuais, workshops, análise de situações concretas trazidas pelos participantes, entre outros. Descubra porquê:

  • Realismo dos cenários, histórias e emoções vividas pelas personagens;
  • Eficácia do Microlearning (permite absorver “pequenas doses de conhecimento” em vários filmes/episódios);
  • Flexibilidade do formato (abarca qualquer temática, pode ser reutilizado/ atualizado sempre que necessário e conjugado com outros recursos e atividades pedagógicas);
  • Engagement promovido pelo audiovisual aporta maior motivação e envolvimento dos participantes;
  • Espaço seguro (formato permite simular eventos, processos ou tomadas de decisão do mundo real através de experiências e desafios controlados);
  • Pensamento crítico (vídeos facilitam a representação, compreensão e retenção de informações e conceitos mais complexos ou abstratos);
  • Alcance & inclusão (formato ajuda a potenciar o acesso à aprendizagem a TODOS, sem barreiras espaciotemporais e com possibilidade de incluir legendas e/ou dobragens para otimizar a inclusão).

Compreenda por que é que os filmes e vídeos podem potenciar o desenvolvimento de estratégias e percursos de aprendizagem na sua organização.

Leia o artigo completo aqui