Grupo CEGOS abraça a inclusão através da Responsabilidade Social Corporativa

15/10/2021
 

A CEGOS encara a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como um compromisso sério e uma extraordinária oportunidade de transformação com impacto nas suas decisões, atividades e forma como o Grupo se relaciona com os seus clientes, parceiros e colaboradores.

Tendo atualmente como uma das suas prioridades estratégicas posicionar-se como um Grupo mais consciente, responsável e humano nas áreas de Ambiente, Sociedade, Práticas Laborais e Clientes, a CEGOS tem vindo paralelamente a apoiar outras iniciativas que promovem a democratização do acesso à educação/formação, assim como a inclusão social, digital e até desportiva em todo o mundo.

Conheça alguns projetos de RSC em curso alinhados com os 3 grandes valores do Grupo CEGOS: Compromisso, Agilidade e Partilha.

 

Promoção da inclusão digital através da Associação Emmaus Connect

Através desta parceria com a Emmaus Connect, a CEGOS compromete-se a realizar até 4 percursos de aprendizagem de 20h para até 40 participantes. Este compromisso permite o acesso ao conhecimento e a inclusão digital de pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis, dotando-as de competências digitais essenciais necessárias para a realização de atividades do dia a dia, tais como encontrar um emprego na internet, saber comunicar e obter informações através de várias ferramentas, plataformas e canais digitais, aceder aos seus direitos, entre muitas outras.

 

Apoio ao programa da UNICEF “GIRL POWER”, na Costa do Marfim

Como mecenas da UNICEF desde 2016, a CEGOC continua empenhada em apoiar financeiramente o programa "GIRL POWER", na Costa do Marfim (San Pedro e Abidjan). Este programa integra atualmente 300 jovens com idades entre os 16 e os 24 anos, provenientes de contextos de abandono escolar, desemprego/emprego precário, violência sexual, entre outros. Ao funcionar como ponte de transição entre estes contextos críticos e os centros de formação e capacitação, o projeto “GIRL POWER” proporciona a estas jovens novas ferramentas e oportunidades para entrarem no mundo profissional, participarem ativamente na vida comunitária e tornarem-se mulheres autónomas, esclarecidas e conscientes do seu papel e contributo para a sociedade.

 

Proteção e integração social de jovens através da ONG Paris-Tegu

A CEGOS apoia, desde 2020, a associação Paris-Tegu, uma ONG franco-hondurenha dedicada à proteção e integração social/profissional de jovens desfavorecidos na região de Tegucigalpa, capital das Honduras. Através desta parceria, a CEGOS ajuda a financiar uma das escolas desenvolvidas pela associação – ao todo, apoia 16 jovens, dos 17 aos 22 anos, com dificuldades económicas, sociais e/ou educacionais, que veem assim reunidos os meios e condições para desenvolverem as suas capacidades e tornarem-se adultos responsáveis, ativos, capazes e portadores de valores e mudanças.

 

Patrocínio da tenista paralímpica Pauline Déroulède rumo a Paris 2024

Por encarnar perfeitamente os valores do Grupo: Compromisso, Agilidade e Partilha, a CEGOS decidiu tornar-se patrocinador oficial da atleta Pauline Déroulède, ajudando-a na conquista do seu sonho – tornar-se campeã paralímpica na modalidade de Ténis em Cadeira de Rodas em Paris 2024. Depois de um brutal acidente que resultou na amputação da sua perna esquerda e em longos períodos de adaptação, sofrimento e reabilitação, Pauline é hoje uma defensora da inclusão desportiva e da igualdade de género, assim como um exemplo de coragem, resiliência e determinação que inspira a CEGOC (e todos nós!).

 

Acompanhe a CEGOS nas redes sociais para ficar a conhecer estas a outras iniciativas de RSC!