Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

Instructional Design

08/04/2013

Além dos nossos serviços de conceção pedagógica de formação em sala, e do nosso catálogo e-learning, na Cegoc temos vindo a aplicar as nossas valências na área do Instructional Design em projetos de desenvolvimento à medida, nacionais e internacionais, com clientes tão importantes como Universidade EDP, Sonae, Nutricia, Linde MH, entre outros.

Em que consiste este serviço?
Este serviço é adequado quando o cliente está interessado em criar programas de formação personalizados, com vertente online. O trabalho da Cegoc consiste em analisar, em conjunto com o cliente, quais são os temas a abordar em função dos objetivos da formação e da população abrangida, para chegar a uma abordagem pedagógica adequada e partir daí para a conceção das atividades formativas propriamente ditas.
Estas atividades formativas online podem incluir módulos e-learning, atividades individuais, trabalhos colaborativos e de grupo.

Que etapas tem?
Tipicamente, um projeto que envolve Instructional Design, passa por 3 fases:

  • análise
  • instructional design nível 1
  • instructional desing nível 2.

Na fase de análise, há um trabalho conjunto com o cliente na definição do curso a desenvolver: as áreas temáticas, os objetivos a cumprir, a população alvo, a abordagem pedagógica, o tempo de formação, o tempo de vida útil e o intervalo expectável de atualização, etc.

Na fase seguinte, levamos a cabo o nível 1 de Instructional Design, na qual organizamos o conteúdo do curso em função da análise feita previamente; pode dizer-se que, nesta fase, construímos uma espécie de manual indexado do conteúdo a abordar.

Na última fase – Instructional Design nível 2 – levamos a cabo a “cenarização” do conteúdo previamente organizado e estruturado. Daqui resulta um guião onde se definem os meios de interação dos formandos com os conteúdos, e a sua forma de apresentação online, a descrição das animações e os exercícios presentes num módulo e-learning, as instruções para participação num debate específico num fórum, ou para elaboração de uma wiki, etc.

Qual a mais valia da Cegoc nesta área?
A Cegoc tem uma experiência reconhecida na área da conceção pedagógica e da dinamização de atividades formativas, com trabalho desenvolvido a vários níveis com várias grandes empresas quer nacionais, quer internacionais. Além disso, somos estrategicamente orientados para o uso da tecnologia como aliada na nossa missão de formar.

Temos a missão de inovar no desenho de soluções, equilibrando o respeito pelo conteúdo que nos é fornecido pelo cliente, os princípios pedagógicos que regem a nossa atividade enquanto entidade formadora certificada e a evolução tecnológica nos meios de suporte à formação em contexto profissional.