Metodologia AGILE
- os indivíduos e as interações acima de processos e ferramentas;
- software funcional acima de documentação detalhada;
- colaboração com o cliente acima de negociação de contratos;
- ser responsivo à mudança acima de concretização de um plano.
- Satisfazer o cliente através de um processo de entregas rápidas e contínuas de software com valor;
- Acatar alterações de requisitos, mesmo em estados avançados de desenvolvimento;
- Efetuar entregas de software funcional com frequência, com intervalos de poucas semanas ou poucos meses, com preferência para a escala temporal mais curta;
- Comerciais e equipa de desenvolvimento têm de trabalhar em conjunto diariamente ao longo do projeto;
- Desenvolver projetos em torno de pessoas motivadas. Proporcionar-lhes o ambiente e apoio necessários e confiar nas pessoas para concretizar o trabalho;
- A forma mais eficiente e efetiva para fazer chegar a informação a uma equipa de desenvolvimento é a conversação cara-a-cara;
- Software funcional é a medida primária de progresso;
- Os processos AGILE promovem o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, equipas de desenvolvimento e utilizadores devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente;
- Atenção contínua para a excelência técnica e bom desenho melhora a “agilidade”;
- Simplicidade - a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial;
- As melhores arquiteturas, requisitos e desenhos emergem de equipas auto-organizadas;
- Em intervalos regulares a equipa reflete sobre como se tornar mais efetiva e procede aos ajustes e afinações para melhorar o comportamento.