O mundo já não é VUCA... é BANI

01/06/2021

Catarina Correia, Head of Marketing & Communication na CEGOC, escreve na revista Marketeer que perante um universo cada vez mais imprevisível, acelerado e caótico, a noção de VUCA (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) deixou de ser suficiente. O novo cenário mundial adotou uma nova buzzword criada pelo antropólogo e futurista Jamais Caseio: BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible).

Este novo conceito marca uma transição da volatilidade para a agilidade, da incerteza para a ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão:

Brittle (Frágil)

A volatilidade deu lugar à fragilidade de um sistema interligado que pode funcionar perfeitamente, mas colapsar sem aviso e a qualquer instante.

Anxious (Ansioso)

As incertezas do mundo VUCA geraram um cenário de medo, insegurança e impotência perante a mudança.

Nonlinear (Não-linear)

As peças e os factos deixaram de se encaixar perfeitamente e as referências e soluções anteriores, do passado, já não se aplicam no presente.

Incomprehensible (Incompreensível)

A ambiguidade deu lugar a um momento de violenta incompreensão e o facto de vivermos na época dos Big Data, da superinformação e da aceleração não parece ajudar a encontrar as respostas que precisamos.

 

Saiba mais sobre este novo paradigma e quais as competências que irá precisar incrementar para o encarar e explorar daqui para a frente.

Leia o artigo completo aqui