Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

Projeto de certificação de vendedores – Mercedes-Benz Portugal

04/02/2014

header_mercedesbenz
Mercedes-Benz Portugal adjudicou à Cegoc a intervenção na fase de Assessment de competências do Projeto de Certificação da Rede de Vendedores. A nossa participação decorreu no último trimestre de 2013, em vários concessionários do país, tendo abrangido vendedores de veículos ligeiros de passageiros, novos e usados, veículos comerciais ligeiros, bem como veículos comerciais de pesados.

O projeto de Certificação da Rede de Vendedores, conduzido pela Mercedes-Benz Portugal, decorre em várias etapas, todas elas eliminatórias. O processo tem início com um teste de conhecimentos, definindo este, um plano de formação para cada vendedor. Após a conclusão do seu percurso formativo, o vendedor é submetido novamente a uma avaliação e só terá acesso à fase final da certificação (assessment de competências) se obtiver aproveitamento.

A intervenção da Cegoc, ocorreu na última fase do processo de certificação, com o objetivo de avaliar, para cada vendedor, o nível de atualização de cada uma das competências (soft skills) definidas pela Mercedes-Benz.

Após a integração dos resultados, obtidos nos vários momentos de avaliação do processo de certificação, no decurso de uma reunião de feedback, mediada pelo consultor Cegoc, são acordadas, com o vendedor e com o chefe de vendas, as ações de desenvolvimento pessoal a serem implementadas.

Em resumo, a intervenção da Cegoc comtemplou:

  • Diagnosticar, para cada vendedor, o nível de atualização de cada uma das competências identificadas como críticas, pela Mercedes-Benz;
  • Integrar os resultados obtidos nos vários momentos de avaliação, para apurar resultados;
  • Identificar o potencial de desenvolvimento do vendedor;
  • Definir planos de ação individuais, que contemplem ações de desenvolvimento de competências de curto e médio prazo;
  • Conduzir sessões de feedback para apresentação dos resultados e explorar ações futuras.