Tudo é ousado, para quem nada se atreve

11/06/2024

Todos os dias, são escritos inúmeros artigos sobre liderança, em que se debate como deve ser o líder de excelência nos dias de hoje. Isabel Rita, Head of Learning and Development Solutions da Cegoc, partilha a sua perspetiva sobre as competências e atributos que moldam líderes excecionais.

Num mundo em constante evolução, a característica mais importante de um líder excecional é a adaptabilidade. Isabel Rita destaca que os líderes devem encarar as mudanças como oportunidades para inovar, experimentar e crescer. "A característica mais presente no líder excecional é a adaptabilidade: a capacidade de, constantemente, ser capaz de se adaptar às exigências – seja do mercado, da organização ou da própria equipa." A capacidade de olhar para o futuro com uma visão alargada e interrelacionar diferentes variáveis é fundamental.

A humanização da liderança é essencial. Isabel Rita enfatiza a importância de ser genuíno e autêntico, revelando vulnerabilidade e demonstrando inteligência emocional. Líderes que conseguem construir confiança e empatia dentro das suas equipas são aqueles que verdadeiramente inspiram e motivam. "Ser humilde é reconhecer as falhas e, acima de tudo, esforçar-se por ultrapassá-las, procurando, muitas vezes junto da equipa, o apoio necessário."

Para saber mais sobre as características que definem um líder de excelência e como desenvolver estas competências na sua organização, leia o artigo na íntegra.

Isabel Rita

Head of Learning and Development Solutions da Cegoc

Leia o artigo completo aqui