E O VENCEDOR DO 11º PRÉMIO CEGOC 2015 É…

29/01/2016

E O VENCEDOR DO 11º PRÉMIO CEGOC 2015 É…

log-11premio

Este ano contámos, mais uma vez, com o entusiamo dos investigadores portugueses, e foi com grande satisfação que atribuímos o 11º Prémio Cegoc 2015 à obra TeLPI – Teste de Leitura de Palavras Irregulares dos autores Lara Alves, Mário R. Simões e Cristina Martins.

Segundo os autores, “O TeLPI foi desenvolvido para avaliar a Inteligência Pré-Mórbida (IPM) em indivíduos entre os 25 e os 90 anos, cuja língua materna seja o português europeu. A estimação da inteligência pré-mórbida baseada na capacidade/competência de leitura, funda-se em dados de natureza clínica que apontam para a relativa estabilidade desta capacidade na população sem problemas de natureza cognitiva e para a sua maior preservação e resistência ao dano cognitivo, em grupos clínicos incluindo perturbações neurodegenerativas como a demência, o traumatismo craniano ou perturbações psiquiátricas/psicopatológicas.

A informação que este teste proporciona é considerada crucial para a determinação da presença, do grau e do curso de um possível declínio cognitivo em qualquer contexto de avaliação neuropsicológica. Esta avaliação pressupõe a existência de informação relativa ao nível de funcionamento anterior, denominado Inteligência Pré-Mórbida, relativamente ao qual os resultados da avaliação do funcionamento atual da pessoa possam ser comparados e mensurados de um modo válido.”

O Prémio Cegoc é atribuído anualmente, com o objetivo de distinguir trabalhos de investigação na área dos testes psicológicos e de outros instrumentos de avaliação psicológica. Desta forma, pretende-se premiar testes ou outros instrumentos de avaliação originais, em língua portuguesa.

As informações sobre a candidatura ao 12º Prémio CEGOC 2016 estarão disponíveis brevemente.