Como promover uma cultura de coaching na sua empresa
![Como promover uma cultura de coaching na sua empresa](https://static.cegoc.pt/wp-content/uploads/2024/09/30150920/Como-promover-uma-cultura-de-coaching-na-sua-empresa-_img01-1024x536.png)
- 1 - Conte com o apoio de um Coach:
- 2 - Treine os seus próprios Coaches:
- 3 - Promova práticas de coaching:
- 4 - Adote o mindfulness:
- Ao implementar um programa de coaching na organização onde está inserido, poderá melhorar a sua produtividade e performance, ao mesmo tempo que trabalha o potencial de cada colaborador:
A cultura organizacional influencia fortemente a postura dos colaboradores e deve apoiar o seu alto desempenho, a produtividade e as boas relações no trabalho, servindo de suporte para o seu desenvolvimento e crescimento.
Neste contexto, o coaching pode ser o elemento diferenciador na cultura da sua organização, não só para potenciar a inovação, mas principalmente para desenvolver a alavancar mudanças positivas nos comportamentos das pessoas.
Partilhamos, por isso, quatro pontos que pode começar a desenvolver tão brevemente quanto possível para que a sua organização inicie a construção de uma cultura mais saudável e produtiva.
1 - Conte com o apoio de um Coach:
Esta representa uma oportunidade imprescindível de crescimento pessoal e profissional para os colaboradores. No entanto, também os profissionais de RH podem e devem encorajar os líderes a serem acompanhados e orientados por um profissional de coaching – os objetivos podem passar pela formação de uma nova linha de liderança ou o desenvolvimento de competências especificas para novas funções ou estratégias.
2 - Treine os seus próprios Coaches:
Existem organizações que optam por um coach externo à organização, que possa trazer mais neutralidade e autonomia para conduzir o respetivo programa de coaching. No entanto, cada vez mais empresas apostam na formação dos seus próprios coaches – uma profissão altamente qualificada para a qual é indispensável uma certificação específica e válida. Para garantir formação de qualidade, a International Coach Federation (ICF) credencia vários programas de formação em coaching que respeitam os seus elevados padrões.
3 - Promova práticas de coaching:
Nem todos podemos ser coaches profissionais, mas podemos aprender alguns pontos básicos e essenciais desta prática, tais como: potenciar a escuta ativa, fazer perguntas que levem à reflexão, construir relações duradouras ou desenvolver o acompanhamento do progresso e a auto-responsabilização. Esta é uma forma benéfica de trazer valor para o trabalho individual e organizacional, através de um processo estimulante, criativo e desafiador.
4 - Adote o mindfulness:
Vários estudos e autores, como Doug Silsbee, no seu livro “The Mindful Coach: Seven Roles for Facilitating Leader Development”, referem a importância de aprendermos a gerir as emoções, evitarmos que os nossos pensamentos condicionem a nossa vida e tenham um impacto direto na nossa saúde e bem estar, assim como naqueles que nos rodeiam. Através do mindfulness, as organizações podem ajudar os seus colaboradores a trilhar caminhos mais conscientes.
Atualmente, existe uma necessidade global de alinhar valores pessoais e organizacionais, o que acaba por ser uma vantagem competitiva para as empresas.
Ao implementar um programa de coaching na organização onde está inserido, poderá melhorar a sua produtividade e performance, ao mesmo tempo que trabalha o potencial de cada colaborador:
- Direciona os colaboradores para a resolução de problemas e motiva para atingir resultados;
- Leva ao autoconhecimento;
- Aumenta a produtividade individual e o desempenho da equipa no seu todo;
- Desenvolve a empatia;
- Melhora o convívio e as relações interpessoais;
- Promove a autoconfiança.
De acordo com o líder indiano Debashis Chatterjee, “as empresas crescem porque as pessoas as fazem crescer, e as pessoas, por sua vez, crescem dentro das empresas”, pelo que é importante que os indivíduos em patamares superiores dentro de uma organização reconheçam continuamente os pontos positivos do coaching para a sua equipa e a grande importância de adotar estas práticas.