Como lidar com a dimensão emocional de um conflito?

Consultores Cegos
Como lidar com a dimensão emocional de um conflito

No livro The Human Element: Productivity, Self-Esteem, and the Bottom Line”, o psicólogo norte-americano Will Schutz explora a ferramenta “níveis da verdade”, concebida para permitir a cada indivíduo enfrentar a dimensão emocional de um conflito, compreendendo quais os sentimentos negativos que devem ser “desativados” para evitar e/ou superar o problema.

A verdade, de acordo com Will Schutz, possui duas facetas distintas: a verdade sobre nós mesmos e a verdade em relação ao outro.

Os níveis de verdade através dos quais é impossível resolver um conflito:

Tomemos o exemplo de um manager responsável por umafrota de automóveis, que se encontra em conflito com um dos seus colaboradores,o gerente da oficina. Os dois trabalham em conjunto há 4 anos e estão emconflito há 3 anos. Foram feitas várias tentativas para resolver o problema,mas nada funcionou.

Nível -1 | Negação: A negação é a falta deconsciência sobre nós mesmos (os nossos comportamentos, sentimentos, emoções) esituação, na qual o indivíduo tende a iludir-se a si próprio. No nosso exemplo,o manager diria: "Não vejo qual é o problema". Estenível requer frequentemente intervenção externa para ajudar o indivíduo a tomarconsciência dos seus sentimentos.

Nível 0 | Retenção: Este nível consiste emconhecer a situação mas em não a reconhecer ou expressar plenamente. No nossoexemplo, o colaborador pensa que deveria falar sobre o problema com o manager,mas mesmo assim... não o faz.

Nível 1 | Culpa: Neste nível, o indivíduo culpaa outra pessoa, tornando-a responsável pela situação.

Negociação e gestão de conflitos
Ultrapassar conflitos e negociar soluções

Os níveis de verdade que permitirão resolver o conflito:

Nível 2 | Sentimento: Aqui, o indivíduo tomaconsciência das suas emoções e é capaz de as expressar: o manager e oseu colaborador passam para este nível quando respondem à pergunta: "Oque é que eu sinto em relação a esta situação?”, identificando a emoção quesentiram (raiva) e a sua intensidade (forte porque permaneceu durante 3 anos).

Nível 3 | Explicação: Trata-se de clarificaros factos concretos que deram origem ao problema. No nosso exemplo, há 3 anosatrás, a empresa tinha feito uma atualização da descrição das funções e o managerfoi classificado como "Técnico Superior", quando julgou ser: "Managerda Oficina".

Nível 4 | Projeção: Consiste em tomarconsciência que o outro pensa na nossa pessoa. O indivíduo toma consciência do"filme" que está a ser feito em torno da situação. No nosso exemplo,os dois interlocutores concordaram com a mesma ideia: "Tenho aimpressão de que pensam que não sou competente como manager (ou comocolaborador)".

Nível 5 | Medo: O medo é o último nível deauto-consciencialização, no qual o indivíduo identifica o medo subjacente que,descontrolado, explica o seu envolvimento no conflito e a dificuldade em sairdele. Qual é o medo que se ativa em mim?

De acordo com Will Schutz, existem três medos profundos em cada um de nós:

  • O medo de ser "insignificante": não ser valorizado e não ser digno de atenção;
  • O medo de ser "incompetente": não saber fazer algo e não ser capaz de enfrentar situações ou de assumir responsabilidades;
  • O medo de não ser apreciado: não ser respeitado e amado.

Todos partilhamos estes receios em maior ou menor grau, embora a mesma situação possa desencadear reações e projeções diferentes em cada indivíduo face ao mesmo conflito. Por exemplo, "Ele não me convidou para a reunião" (um facto) poderia ser interpretado (uma projeção) como "Ele não me considera suficientemente importante, não sou competente ou ele não gosta de mim". Nos níveis de verdade 2, 3, 4 e 5, o indivíduo toma consciência e opta por assumir a responsabilidade pelo seu comportamento e sentimentos em relação ao conflito.

Inteligência emocional
Gerir emoções disruptivas em situações de crise

A importância de nos abrirmos ao outro

A hipótese é que o conflito se mantenha devido à falta deautoconsciência, de compreensão para com o outro e para com a situação e pelafalta de confiança para com o outro (níveis -1, 0 ou 1) e que, para sair, énecessário abrir-se mais. O nível de verdade que existe dependerá do grau deconfiança na relação: os níveis 2 (Sentimento) e 3 (Explicação) são muitasvezes suficientes para desbloquear a situação. Os níveis 4 (Projeção) e 5 (Medo)assumem um elevado nível de confiança na outra pessoa.

Voltando ao nosso exemplo: o manager e o colaboradorperceberam que estavam muito zangados (nível 2), depois o colaborador verbalizouos acontecimentos sucedidos há 3 anos (nível 3) e percebeu a interpretação(nível 4) que fez: imaginou que o seu manager se tinha recusado adar-lhe o cargo que ele queria porque o considerava incompetente. Esta situaçãoconfrontou-o com o seu medo pessoal de ser incompetente (nível 5). O managerenfrentou o mesmo problema. Depois de ambos se terem apercebido disso, puderamdiscutir as suas respetivas necessidades, adotando uma relação muito maissaudável e construtiva daqui para a frente.

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!