Aprenda a ouvir melhor

Consultores Cegoc
Aprenda a ouvir melhor

 

Uma das maiores aptidões do ser humano é a comunicação verbal. Através do diálogo, as pessoas são capazes de falar e transmitir informações, mas também de adquirir e partilhar novos conhecimentos. Contudo, grande parte da população não consegue estabelecer um diálogo eficaz, pois muito do que é ouvido não é assimilado e interpretado.

 

De acordo com a International Coaching Federation (ICF), a escuta ativa é uma das competências nucleares de coaching. A ICF define esta competência como a capacidade para se concentrar totalmente naquilo que o cliente diz e no que não diz, de forma a compreender o significado do que é dito, no contexto dos desejos do cliente e para apoiar a autoexpressão desses conteúdos”.

Num ambiente corporativo, existem inúmeras situações em que a escuta ativa pode ser executada: numa reunião, ao ouvir feedback ou ao ajudar e instruir um colaborador para a execução de uma tarefa, entre outros exemplos.

Para o gestor, é ainda uma oportunidadepara melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipa, esclarecerdúvidas, além de minimizar os conflitos presentes na rotina da empresa.

 

Neste artigo, partilhamos algumas dicas para que possa desenvolver a sua capacidade de ouvir os outros:

- Encare o interlocutor e mantenha contacto visual

Muitas vezes, enquanto estamos a falar comalguém, podemos sentir que essa pessoa não está atenta ao que estamos a dizer,o que se torna frustrante. Coloque-se na posição de quem fala consigo econsidere que o contacto visual é um ingrediente importante para umacomunicação efetiva.

 

- Não interrompa e não tente impor as suas ideias

Desde crianças que somos ensinados a não interromper uma conversa. O ideal é que ouça e, assim, ajude a que o interlocutor chegue às suas próprias conclusões primeiro. Se for mesmo necessário, pergunte: “Gostava de ouvir as minhas ideias?”.

 

- Aguarde uma pausa no discurso para fazer perguntas esclarecedoras

Quando não está a compreender algo queestá a ser dito, claro que deve questionar quem está a falar consigo. Contudo,ao invés de interromper, espere pelo momento em que existe uma paragem nacomunicação.

 

- Transmita feedback regularmente

Seja através de frases ou gestos,demonstre que está atento ao que está a ser transmitido – uma prova de que estáa ouvir e a acompanhar a linha de pensamento.

Como dar feedback eficaz: que motive e inspire a sua equipa

 

- Preste atenção ao que não é dito

As mensagens não-verbais são muitoimportantes! Quando estamos cara a cara com alguém, conseguimos detetarentusiasmo, tédio ou até exasperação nas suas expressões faciais, algo difícilde ignorar e muito relevante na transferência de informações.

 

Saber ouvir é o primeiro passo para uma comunicação eficaz. Significa que mesmo que não concorde com o que está a ser dito, teve interesse, ouviu e respeitou o outro. Essa aptidão permite que o interlocutor se sinta valorizado e assim, se torne mais flexível e aberto à mudança, atributos muito importantes no meio empresarial. 

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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