Aprenda a ouvir melhor
Uma das maiores aptidões do ser humano é a comunicação verbal. Através do diálogo, as pessoas são capazes de falar e transmitir informações, mas também de adquirir e partilhar novos conhecimentos. Contudo, grande parte da população não consegue estabelecer um diálogo eficaz, pois muito do que é ouvido não é assimilado e interpretado.
De acordo com a International Coaching Federation (ICF), a escuta ativa é uma das competências nucleares de coaching. A ICF define esta competência como a “capacidade para se concentrar totalmente naquilo que o cliente diz e no que não diz, de forma a compreender o significado do que é dito, no contexto dos desejos do cliente e para apoiar a autoexpressão desses conteúdos”.
Num ambiente corporativo, existem inúmeras situações em que a escuta ativa pode ser executada: numa reunião, ao ouvir feedback ou ao ajudar e instruir um colaborador para a execução de uma tarefa, entre outros exemplos.
Para o gestor, é ainda uma oportunidadepara melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipa, esclarecerdúvidas, além de minimizar os conflitos presentes na rotina da empresa.
Neste artigo, partilhamos algumas dicas para que possa desenvolver a sua capacidade de ouvir os outros:
- Encare o interlocutor e mantenha contacto visual
Muitas vezes, enquanto estamos a falar comalguém, podemos sentir que essa pessoa não está atenta ao que estamos a dizer,o que se torna frustrante. Coloque-se na posição de quem fala consigo econsidere que o contacto visual é um ingrediente importante para umacomunicação efetiva.
- Não interrompa e não tente impor as suas ideias
Desde crianças que somos ensinados a não interromper uma conversa. O ideal é que ouça e, assim, ajude a que o interlocutor chegue às suas próprias conclusões primeiro. Se for mesmo necessário, pergunte: “Gostava de ouvir as minhas ideias?”.
- Aguarde uma pausa no discurso para fazer perguntas esclarecedoras
Quando não está a compreender algo queestá a ser dito, claro que deve questionar quem está a falar consigo. Contudo,ao invés de interromper, espere pelo momento em que existe uma paragem nacomunicação.
- Transmita feedback regularmente
Seja através de frases ou gestos,demonstre que está atento ao que está a ser transmitido – uma prova de que estáa ouvir e a acompanhar a linha de pensamento.
- Preste atenção ao que não é dito
As mensagens não-verbais são muitoimportantes! Quando estamos cara a cara com alguém, conseguimos detetarentusiasmo, tédio ou até exasperação nas suas expressões faciais, algo difícilde ignorar e muito relevante na transferência de informações.
Saber ouvir é o primeiro passo para uma comunicação eficaz. Significa que mesmo que não concorde com o que está a ser dito, teve interesse, ouviu e respeitou o outro. Essa aptidão permite que o interlocutor se sinta valorizado e assim, se torne mais flexível e aberto à mudança, atributos muito importantes no meio empresarial.