Lições que os líderes podem retirar do coaching
Managers e líderes são fundamentais para o sucesso de um negócio e, portanto, são parte integrante e fundamental do coaching. Um coaching consistente ajuda na integração e retenção de colaboradores, na melhoria do desempenho e competências, assim como na transferência de conhecimento.
De acordo com o artigo de Ken Otter, Leadership Coaching 2.0: Improving the Marriage between Leadership and Coaching, o coaching de liderança é cada vez mais visto como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do potencial e das competências de um líder e continua a crescer como uma especialidade de coaching.
Através do seu estudo, o autor aprofunda vários aspetos do coaching associado à chefia, tal como a afirmação do valor do coaching de liderança como um complemento aos programas de formação e educação de um líder, bem como um caminho a seguir no desenvolvimento da capacidade de liderança.
Embora existam muitas ferramentas para melhorar as competências de liderança, o coaching é fundamental para melhorar o desempenho de equipas.
“Organizações com líderes seniores que utilizam o coaching de forma eficaz e frequente, melhoram os seus resultados de negócios em 21%, em comparação com aqueles que nunca o fazem.” Bersin by Deloitte
Apresentamos algumas dicas que podem ter um papel importante na definição da sua estratégia de coaching de liderança:
1. Faça boas perguntas
Boas perguntas levam a boas respostas que geram ótimas conversas. Como um líder, é fundamental que desenvolva relacionamentos sólidos com os seus colaboradores.
2. Tenha uma abordagem positiva
Uma atitude positiva em relação às situações ajudará a que respondam e reajam de maneira a promover uma mudança positiva.
3. Ouça e autorize
O coaching exige incentivo e capacitação. Os managers devem trabalhar com os colaboradores para criar relacionamentos individuais que resultem num melhor desempenho.
4. Saiba como guiar conversas
Os líderes devem conduzir os diálogos ao fazer perguntas e a ouvir, não ao dar diretivas – neste aspeto, as ferramentas de comunicação e a inteligência emocional são muito importantes.
5. Comprometa-se a uma aprendizagem contínua
Todas as áreas estão em constante evolução e é necessário comprometer-se a melhorar as suas próprias habilidades e competências. Lidere pelo exemplo e a sua equipa irá segui-lo.
6. Coaching no momento
A aprendizagem é muito melhor quando ocorre no momento, pois muitas pessoas aprendem melhor ao fazer.
Líderes eficazes estão menos preocupados em dizer que, como e quando completar uma tarefa e, invés disso, concentram-se em capacitar os membros da sua equipa a descobrir soluções para si mesmos e agir como líderes.
A liderança tem aspetos tangíveis e intangíveis. Mas todos eles desembocam na capacidade de se relacionar com os outros e de os inspirar a atuar de forma a gerar resultados positivos para a organização.
Ao abordar as capacidades de ouvir, questionar e planear ações através da perspetiva do coaching, os líderes podem criar relacionamentos impactantes com os membros da sua equipa, habilitando-os a liderar e tomar decisões claras, o que beneficiará todos os envolvidos, incluindo a organização.