Sugiro um último olhar às definições da ICF, relativas às competências Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização.

- As Competências Nucleares da ICF - 

"Facilitar a Aprendizagem e os Resultados"

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Competência 9 - Desenhar ações

A ICF define a sua competência “9 - Desenhar ações”, como “a capacidade para criar, com o cliente, oportunidades de aprendizagem contínua, durante o coaching e nas várias situações de contexto profissional ou pessoal, e para proporcionar a prática de novas ações mais eficazes na concretização dos resultados de coaching pré-estabelecidos”.

Com mais detalhe:

  1. Promover a produção de ideias (brainstorming) e ajudar o cliente a definir as ações que lhe permitirão manifestar, praticar e aprofundar as novas aprendizagens,
  2. Ajudar o cliente a concentrar-se e a explorar, de modo sistemático, as preocupações e as oportunidades específicas que estejam associadas às metas do coaching,
  3. Envolver o cliente na exploração de ideias e soluções alternativas, na avaliação de opções e na respectiva tomada de decisões,
  4. Promover a experimentação ativa e a auto-descoberta, imediatamente depois do cliente aplicar, no seu contexto profissional ou pessoal, o que discutiu e aprendeu através das sessões de coaching,
  5. Celebrar os sucessos e as capacidades para futuro crescimento do cliente,
  6. Desafiar os pressupostos e as perspectivas do cliente para provocar novas ideias e encontrar novas possibilidades de ação,
  7. Defender ou levar adiante os pontos de vista que sejam coerentes com as metas do cliente e, sem ficar preso, encorajar o cliente a tomá-los em consideração,
  8. Ajudar o cliente a agir de imediato, durante a sessão de coaching, fornecendo apoio imediato,
  9. Encorajar esforços e desafios, mas também um ritmo confortável de aprendizagem.

 

A competência 10 - Planear e estabelecer objetivos

A competência “10 - Planear e estabelecer objetivos”, como a “capacidade para desenvolver e manter um plano de coaching efetivo com o cliente”. Com mais detalhe:

  1. Consolidar a informação recolhida e estabelecer, com o cliente, um plano de coaching e de desenvolvimento de objetivos que se refira aos principais interesses do cliente e às grandes áreas de aprendizagem e desenvolvimento,
  2. Criar um plano com resultados que sejam alcançáveis, mensuráveis, específicos e com datas de realização,
  3. Fazer ajustamentos nos planos, conforme acordado no processo de coaching e de acordo com as mudanças na situação,
  4. Ajudar o cliente a identificar e a aceder a diferentes recursos para aprendizagem (ex, livros, outros profissionais),
  5. Identificar e estabelecer como alvo, os primeiros sucessos que sejam importantes para o cliente.

 

Competência 11 - Acompanhar o progresso e a responsabilização

E a competência “11 - Acompanhar o progresso e a responsabilização”, como “a capacidade para manter a atenção sobre aquilo que é importante para o cliente e para deixar a responsabilidade de agir ao cliente”. Com mais detalhe:

  1. Solicitar claramente ao cliente, a tomada de ação que o mova face aos objetivos declarados,
  2. Demonstrar atenção no acompanhamento, através da realização de perguntas acerca das ações com que o cliente se comprometeu durante a/as anteriores sessões de coaching,
  3. Apelar ao reconhecimento do cliente relativamente ao que fez, não fez, aprendeu ou tomou consciência, desde a/as anteriores sessões de coaching,
  4. Preparar, organizar e rever as informações obtidas durante as sessões, juntamente com o cliente,
  5. Manter a continuidade entre as sessões, concentrando a atenção no plano e nos resultados de coaching, nos cursos de ação acordados e nos tópicos para as próximas sessões,
  6. Manter a concentração no plano de coaching mas sem perder abertura para o ajustamento de comportamentos e ações, em função do processo de coaching e das mudanças de direção que ocorram durante as sessões,
  7. Ser capaz de se mover para trás e para adiante, dentro do enquadramento do cliente, definindo um contexto entre o que está sendo discutido e para onde o cliente deseja chegar,
  8. Promover a autodisciplina do cliente e mantê-lo responsabilizado pelo que diz que vai fazer, pelos resultados da sua ação intencional ou pelos planos específicos e prazos que defina,
  9. Desenvolver a capacidade do cliente para tomar decisões, definir áreas-chave de preocupações e se auto desenvolver (receber feedback, determinar prioridades e definir o ritmo de aprendizagem e refletir e aprender com as experiências),
  10. Confrontar o cliente, de maneira positiva, com o facto de não ter realizado as ações com que se comprometeu.

 

Consegue ver algo aqui que, sendo essencial sobre estas competências, não foi salientado neste texto e no anterior?

 

 

Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
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