Muito se fala de mentoring e da supervisão de coaches, mas quais as verdadeiras diferenças entre ambas?
Supervisão de coaches
Foca-se no desenvolvimento das capacidades do coach, oferecendo uma oportunidade mais ampla e mais rica de apoio e desenvolvimento. A supervisão de coaches cria um ambiente seguro para o coach partilhar os seus sucessos ou fracassos ao longo do caminho enquanto vai melhorando a forma como trabalha com os seus clientes.
Definição de supervisão de coaches: é uma prática de aprendizagem colaborativa para continuamente desenvolver a capacidade do coach através do diálogo reflexivo, de forma a beneficiar os seus clientes e todo o sistema de coaching.
Objetivos da supervisão de coaches:
- Assegurar as melhores práticas de coaching e garantir o crescimento contínuo e o desenvolvimento da prática do coaching;
- Fornecer uma oportunidade de melhor se compreender a si mesmo, ao cliente e ao sistema do cliente e as escolhas feitas nesse envolvimento;
- Aumentar a consciência das reações pessoais do cliente e/ou do sistema e fornecer um local seguro para as explorar;
- Servir como um “reset”.
A supervisão de coaches é reconhecida como parte do desenvolvimento profissional contínuo e é um processo distinto do mentoring de coaching para obtenção de uma credenciação ICF.
Definição de Mentoring de coaching: um coachee (aspirante a coach) ser treinado nas suas competências de coach ao invés de investir na prática, equilíbrio da vida ou outros tópicos que não estão relacionados com o desenvolvimento das suas competências de coaching. O mentoring supõe servir como um processo de desenvolvimento para o estudante que tem como base um ciclo repetitivo de receção de feedback relativamente ao coaching do coachee, refletindo nesse feedback para praticar novas competências. O foco deverá estar no desenvolvimento de competências utilizando as Competências Nucleares da ICF.
Saiba mais aqui sobre a Escola de Coaching Executivo da Cegoc.
Conteúdo adaptado do site da ICF.