Como se manter produtivo durante o verão

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC
aumentar-produtividade-2

 

É provável que, em época de verão, já tenha dado por si a sonhar com as merecidas férias, em lugar de manter o foco nas tarefas laborais, durante o período de trabalho.

Este fenómeno designa-se de depressão de verão, provocada pelo aumento generalizado da temperatura, pelos inúmeros eventos e distrações, que tipicamente ocorrem nesta altura, e por um intrínseco desejo de aproveitar o sol e a praia, enquanto estes duram.

Para o ajudar, reunimos algumas ações que poderá desenvolver, na sua empresa, como forma de garantir que mantém níveis adequados de produtividade enquanto trabalha no verão.

 

Marque as reuniões ao ar livre

Se a sua empresa dispõe de um espaço ao ar livre, experimente reunir a equipa no exterior. Estará a gerar boa disposição, coincidente com o tempo de sol que se verifica nesta altura do ano, e, aliado a isto, eventuais novas ideias e soluções serão partilhadas.

Tal cenário mais casual pode desencadear uma atitude mais relaxada, entre os membros da sua equipa, potenciando o aumento de criatividade.

 

Estabeleça horários mais flexíveis

Conceder mais flexibilidade ao horário de trabalho, durante o verão, pode reduzir os níveis de absenteísmo e aumentar a moral e a produtividade dos colaboradores da sua empresa.

Um número crescente de empresas tem vindo a adotar uma estrutura de trabalho ao longo de todo o ano, que permite, posteriormente, facultar mais tempo livre aos colaboradores durante os meses de verão. Este modelo garante, não obstante, que todo o trabalho necessário seja concluído atempadamente.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes®
Aumentar a sua eficácia pessoal e profissional

 

Defina prazos e metas

Não é fácil manter o foco sem que exista um prazo claro e definido no cumprimento de uma tarefa. Em especial, tal ocorre quando a vontade de sair do escritório e aproveitar o verão é mais forte.

Estabeleça prazos e objetivos aos projetos pelos quais é responsável. Partilhe as metas a cumprir com a restante equipa e motive-os a prosseguirem com o trabalho que têm em mãos.

 

Desligue-se do trabalho

Procure desligar-se de tudo aquilo que o relaciona com o trabalho. Por exemplo, remova a sua conta profissional eletrónica do telemóvel e não leve o portátil consigo para casa, ao final do dia.

Quando está longe do local de trabalho, é fundamental que tenha tempo exclusivo para si. Pode parecer-lhe uma atitude indisciplinada, mas permitirá que renove energias e sentirá-se mais revigorado e produtivo, sempre que regressa ao trabalho.

 

Comece o seu dia da melhor maneira

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, a sensação de que se está a progredir com algo é o principal fator de motivação e incentivo.

Como tal, comece o dia com uma tarefa importante e procure deixá-la concluída ainda durante o decorrer da manhã. Garanta que, ao acordar, apenas tem pensamentos positivos. Terá mais energia para concluir uma série de tarefas e certamente se sentirá mais satisfeito ao longo do dia.

 


Trabalhar no verão pode ser um desafio. Mas acreditamos que passar a temporada de calor no escritório pode ser agradável e não precisará de descurar os seus habituais níveis de produtividade.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!