As Quatro Chaves para uma Comunicação de Sucesso

Écrit par Consultores Cegos

Quer no digital como no marketing ou nas redes sociais, uma estratégia de comunicação deve ser definida sobre as ações e o plano de comunicação. Muitas vezes, a tendência é pensar primeiro na ação ou no media em específico como, por exemplo, e-mail, página do Facebook, Twitter, blog, etc.

Mas, desta forma, esquecemo-nos da questões-chave: "Para que Target?” "Com que objetivo?” “Que mensagem?” e, finalmente, "Que media ou meio transmitirá melhor estas mensagens?". Uma estratégia de comunicação define a visão e as orientações gerais de um plano de comunicação.

As Quatro Chaves da Comunicação

Uma boa estratégia de comunicação tem de estar em concordância com as quatro chaves da Comunicação:

  • o target;
  • o objetivo;
  • a mensagem;
  • o meio ou suporte.

Desta forma, antes da realização de uma ação junto de qualquer media, devemos colocar as seguintes questões:

  • Qual o Target a segmentar? Teremos que qualificar o target (ou os targets): qual a tipologia, segmento ou comunidade, quais são as suas afinidades e preferências, como é que reage a estímulos publicitários, jogos, promoções ou compromisso ... dirigimo-nos ao coração do alvo ou também para um alvo ampliado? Quantificar o alvo para cada operação de comunicação permite propor objetivos e orçamento.
  • Quais as metas que queremos alcançar? Objetivos de consciencialização, compromisso, pedido de informação, compra, lealdade, etc. É importante definir os KPI’s da operação de comunicação. Por exemplo, se o objetivo é criar notoriedade numa página do Facebook, podemos tomar como um indicador, o número de pessoas alcançadas ou o número de partilhas.
  • Que mensagens servirão os nossos objetivos e nosso alvo? A mensagem inclui a promessa e benefício para o recetor. Portanto, a informação e os argumentos devem ser projetados de acordo com o objetivo e o target. Por exemplo, é inútil usar o termo "Grátis" se o alvo não for recetivo a tal estímulo. Na mensagem, também encontraremos o estilo e o tom da comunicação: especialista, bem-humorado, romântico, brincalhão, etc.
  • Que meios serão mais relevantes para garantir uma maior coerência e sinergia entre os elementos-chave? Vamos escolher o meio que mais se adequa ao target, ao objetivo e o que melhor transmite as mensagens. Ao escolher um ou mais meios, definiremos o orçamento e o respetivo cronograma de trabalho. Isso deverá levar-nos depois ao plano de comunicação.
Notre expert vous recommande :

Comunicação na era digital

Estratégia de comunicação: quando e porquê?

Podemos usar as quatro chaves da comunicação cada vez que iniciamos uma ação de comunicação com um alvo específico. Não é necessário fazer dele um documento de 10 páginas, podemos incluir essa reflexão no documento relacionado com o projeto ou no plano de comunicação.


Autora:Nathalie Van Laethem

Escrito por

Consultores Cegos

newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!