A importância das ferramentas digitais

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

A globalização e a acentuada evolução da Internet revolucionaram os paradigmas de atuação sociais e profissionais na última década.

Quem é que atualmente não usa o computador, o tablet ou o smartphone para enviar um e-mail ou agendar uma reunião? É um processo quase instintivo.

 

Os dispositivos móveis, com o apoio de programas e aplicações, já se tornaram imprescindíveis a nível pessoal e profissional.

Cativar e interligar pessoas, obter informação instantânea ou comunicar à distância: tudo isto, e muito mais, é possível graças às ferramentas digitais.

O mercado está cada vez mais dinâmico perante a era digital e as empresas deparam-se com um desafio imperativo de incluir novas formas de atuação.

 

Ferramentas digitais nas empresas: de tendência a sobrevivência

Ao considerar a necessidade de inovação, as empresas estarão a recriar artifícios internos e a identificar oportunidades de sucesso, otimizando os seus recursos. Acompanhar as tendências de mercado irá melhorar a prestação interna, a satisfação do cliente e tornará a empresa significativamente mais competitiva.

Analisando o caso da gigante Google verificamos que, graças às suas ferramentas digitais gratuitas, é possível planear e ajustar as estratégias que o levarão, mais rapidamente, a atingir os objetivos do seu negócio.

O Google Analytics, por exemplo, fornece-lhe toda a informação que necessita sobre os visitantes do site do seu negócio: quem são, como lá chegaram e que artigos preferem.

Já o Keyword Planner, o Google Trends e o Search Controle permitem-lhe verificar a popularidade das palavras-chave que utiliza e otimizar as chamadas keywords. A ferramenta Search Controle acaba por ser a mais a vantajosa, na medida em que lhe apresenta dados reais em vez de estimativas.

Estas, e outras, ferramentas comprovam que transformar digitalmente a sua empresa é atualmente um requisito indispensável na atuação competitiva e no crescimento sustentável do seu negócio.

 

O impacto na comunicação

Qualquer empresa requere níveis de comunicação eficientes para ter sucesso, seja ela interna (entre colaboradores) ou externa (com o público-alvo).

Também nesta área o meio digital é essencial ao permitir que o fluxo de informação circule de forma simples e rápida. Existem inúmeras plataformas, como redes sociais e programas de comunicação instantânea, que garantem a conversação online, entre colaboradores e clientes.

No contacto com o público-alvo, as ferramentas digitais podem funcionar como uma estratégia para se aproximar e fidelizar clientes, estando invariavelmente inerentes no plano de marketing de qualquer negócio.

Esqueça os e-mails e anúncios impessoais – estão tão desatualizados como o fax! Ter uma comunicação totalmente personalizada e direcionada ao cliente tornou-se essencial.

Use e abuse das ferramentas atuais – sites, redes sociais e blogs - para cativar o público-alvo. 70% dos utilizadores preferem saber mais sobre um produto ou serviço através de um artigo, do que de um anúncio banal.

 

Resultados

As ferramentas digitais determinam o modelo de trabalho de qualquer empresa. Cabe ao gestor tirar o máximo proveito destas com vista a atingir o objetivo do seu negócio.

Os benefícios da era digital são vários. Confira alguns:

Escrito por

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM. Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.
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