Como reinventar um modelo de negócio

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Em 2014, o negócio deixou de correr bem para a La Redoute. A conhecida empresa estava perder 50 milhões de euros por ano e o seu tradicional catálogo em papel continuava a ser o seu mais importante canal de vendas.

Eric Courteille, Co-presidente da La Redoute e da empresa de logística Relais Colis, partilhou na última edição do Business Transformation Summit quais os principais desafios que teve de enfrentar e quais as medidas drásticas que foram necessárias tomar para reinventar a La Redoute e evitar o seu colapso.

 

 

Para mudar as coisas, a gerência reinventou o seu modelo de negócio em torno de quatro pilares fundamentais:

  • Simplificou a gama de produtos para manter o foco em quatro das categorias mais vendidas;
  • Acabou com o catálogo e investiu fortemente no e-commerce;
  • Construiu um armazém automatizado para aumentar a eficácia e contar com menos staff;
  • Investiu no desenvolvimento do capital humano – mudou a cultura da empresa para melhorar a auto-estima e formou as pessoas para um melhor desempenho.

 

A gerência certificou-se ainda de comunicar a sua visão a toda a empresa, de uma forma inclusiva e inspiradora. Na verdade, Eric considera o pilar do "capital humano" o mais importante de todos, referindo que o fator humano deve estar sempre em primeiro lugar e que é apoiando plenamente as pessoas que se consegue reverter a sorte de uma empresa.

Assista a estepequeno vídeo para descobrir como a La Redoute conseguiu recriar o sucessoestando à beira do fracasso.

 

 

Para saber como aCEGOC o pode ajudar a redefinir o sucesso do seu modelo de negócio, visite onosso website e contacte-nos.

Escrito por

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM. Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.
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