Quais serão as profissões de marketing do futuro?
- Perante a dinâmica e a expansão do marketing, as organizações mostram-se cada vez mais interessadas em contratar profissionais da área, também designados de marketeers.
- As profissões com maior procura esperada, neste campo, incluem, entre outros, cargos que atuem nas redes sociais, ao nível de dispositivos móveis e na área da análise de dados.
- Neste artigo, reunimos algumas profissões cujo perfil promete ser muito cobiçado pelas empresas, em 2019.
O marketing é, hoje, parte essencial de qualquer negócio, em especial para as empresas que trabalham em plataformas online. Existem numerosas formas de promover uma marca, seja via criação e gestão de conteúdo, e-mail e newsletters, publicidade e anúncios, entre outros.
Não obstante os métodos de atuação na área do marketing serem cada vez mais diversos, apenas alguns têm merecido especial destaque nos últimos tempos, e são estes que receberão mais atenção em 2019.
Perante a dinâmica e a expansão do marketing, as organizações mostram-se cada vez mais interessadas em contratar profissionais da área, também designados de marketeers.
Segundo a Associação Americana de Marketing, estima-se que as contratações para cargos de marketing aumentem 6,4%, nos próximos 12 meses, com especial predominância para as empresas cujo negócio é a venda de produtos e o público-alvo é o cliente final da cadeia.
As profissões com maior procura esperada, neste campo, incluem, entre outros, cargos que atuem nas redes sociais, ao nível de dispositivos móveis e na área da análise de dados.
Entre as aptidões mais procuradas pelas equipas de recrutamento, nos profissionais em causa, encontram-se a criatividade, capacidade de liderança e experiência profissional em plataformas que utilizem tecnologias de marketing.
Neste artigo, reunimos algumas profissões cujo perfil promete ser muito cobiçado pelas empresas, em 2019.
- Gestor de conteúdo
A habilidade para criar e gerir conteúdo é fundamental a qualquer equipa que trabalhe com o digital, já que impacta todas as matérias relacionadas com o marketing.
Gestores de conteúdo precisam, não apenas de criar algo que vá de encontro às mais recentes técnicas de SEO, como também têm que evidenciar competências de organização, criatividade e dinamismo. É, igualmente, da responsabilidade destes profissionais, a elaboração de um plano de atuação eficaz e ajustado a determinado público-alvo, considerando e alocando os recursos disponíveis.
- Gestores de redes sociais
Gestores de redes sociais moderam e respondem a comentários de seguidores, gerem parcerias no digital e criam e partilham imagens e vídeos, de acordo com a estratégia da empresa.
Igualmente, preparam uma estratégia de atuação nas respetivas redes (como LinkedIn, Facebook, Instagram ou Twitter) e executam campanhas de marketing digital, a partir das quais recolhem e analisam os resultados obtidos.
Considerando a atual importância de estar presente nas redes sociais que o seu público-alvo usa, existe uma procura cada vez maior por marketeers capazes de trabalhar neste meio.
- Especialistas em SEM e SEO
O uso de técnicas de SEO e SEM é fundamental em qualquer campanha de marketing digital. Todos aqueles que evidenciem conhecimentos sólidos e técnicos nesta área e que, em simultâneo, saibam conjugar esta habilidade com competências e marketing digital, serão, certamente, bem-sucedidos.
- Analista de User Experience
Estes profissionais analisam o design, a interface e a experiência do utilizador enquanto navega por aplicações de software e websites. Com a evolução do digital, adequar aquilo que um público vê, ao que este procura, é fundamental para aumentar os níveis de conversão.
- Gestor de E-commerce
Com a crescente popularidade das lojas online, uma nova função no âmbito do marketing, direcionado para a compra eletrónica, tem vindo a ser bastante procurado. Trata-se de profissionais que gerem a imagem da marca e analisam a presença e as vendas online de determinada loja e website.
- Especialistas em marketing analytics e inteligência artificial
A Inteligência Artificial é uma das mais procuradas tecnologias do momento, independentemente de onde é aplicada. Nomeadamente a área do marketing, acompanhado do surgimento de temáticas como marketingautomation, tem evoluído significativamente devido à Inteligência Artificial.
Também com o aparecimento de outros conceitos, como o Big Data, as carreiras com maior saída profissional passam a ser aquelas que se relacionem com a criação de sistemas de análise de dados. Em particular, se o profissional for capaz de aplicar esta competência no marketing.
Apesar de grande parte destes especialistas terem background de cariz técnico, e com base em computação, ser capaz de utilizar estas competências no campo do marketing cria, ainda mais, valor às empresas.
Com efeito, o marketing tem assumido um papel cada vez mais importante no crescimento das organizações. Novos cargos surgem no mercado e despertam o interesse das equipas de recrutamento, com especial destaque para os cientistas de dados, já que a sociedade se encontra num contexto cada vez mais dependente de informação digital.