A Revolução Digital já começou e está a alterar significativamente os paradigmas de funcionamento das nossas organizações. As empresas que queiram sobreviver e prosperar precisam fazer face aos novos desafios colocados pela transformação digital em curso.
A transformação digital implica mudar a atividade da empresa - num mundo digital e conectado - em torno de três eixos fundamentais:
1. Rever o modelo de negócio
A transformação digital abrange todas as áreas da empresa. Começando pelo modelo de negócio, a questão fundamental colocada pela transformação digital para os negócios "pré-digitais" é a de saber como gerar receita, num mundo digital. É improvável que a prossecução da atividade de uma organização com base num modelo de negócio e um modo de distribuição baseados em modelos tradicionais continue a ser rentável por muito tempo.
Quem poderia evocar a ideia de "transformação digital" para uma start-up? Ninguém, obviamente, uma vez que essas empresas são nativamente digitais e são, vivem e pensam primeiro de forma digital e são construídas com base numa atividade completamente orientada para os canais digitais. Estas empresas procuram adaptar-se aos desafios e transformar a sua organização quase em tempo real pois estão constantemente a ajustar as suas ofertas e a aprender os (novos) comportamentos dos seus clientes. E até podem mudar o modelo de negócios durante o seu percurso, de forma a encontrar um funcionamento mais eficiente.
2. Personalizar a experiência do cliente
A experiência do cliente constitui a segunda alavanca da transformação digital. Exemplos disso são a personalização de conteúdo, o uso de dados para criar experiências relevantes, a implementação e alinhamento de todos os canais, etc. Uma experiência que começa com um conhecimento mais profundo do cliente, possível graças ao digital (tracking, geolocalização, ...).
A recolha e análise de dados torna-se fundamental para este conhecimento do cliente. É essencial determinar o ponto de partida para melhorar a experiência do cliente com o produto, a marca e o relacionamento que a empresa pode ter com o consumidor. As ferramentas de "WebAnalytics", "big data" e o tratamento desses dados, muitas vezes "não estruturados", tornam-se fundamentais para o marketing digital.
O Marketing está cada vez mais presente e tem mais influência neste conhecimento do cliente. Para além deste conhecimento do cliente também devemos considerar os vários "pontos de contacto" do consumidor com a marca, o produto ou serviço e do acesso à informação, seja através de dispositivos móveis, numa loja de rua ou através das redes sociais. Os desafios do marketing digital envolvem a definição de um dispositivo multicanal (digital e móvel) para o cliente.
3.Repensar a organização
Na reflexão sobre a transformação digital deve primeiro fazer-se uma análise preliminar da maturidade digital da organização. Integrar os canais digitais em cada dimensão do serviço da empresa é a preocupação fundamental que deve orientar os seus líderes. Estes devem ser guiados por uma visão global a partir do responsável do departamento digital/informático (em sintonia com a direção da empresa), cuja função principal consistirá no desenvolvimento e implementação da estratégia digital global. Os gestores e equipas de apoio devem definir indicadores-chave de desempenho e implementar um plano de ação. O seu papel no seio do comité de gestão, também deve ser o de avaliar o impacto que o digital teve no negócio e minimizar as questões fundamentais da operação:
- O que vende: os seus produtos ou serviços (e-books, formação em sala de aula e em e-learning, por exemplo);
- Como vende: plataformas de negociação, redes sociais, mobile;
- Como fornece: mercados digitais, crowdsourcing;
- Como fabrica: a impressão 3D está a revolucionar a indústria e em breve será a biotecnologia;
- A quem vende: os comportamentos de compra mudaram, através do famoso ROPO (pesquisar online, comprar offline), ou comprar na Internet e recolher a mercadoria na loja ou atrair clientes para uma loja em função dos seus dados móveis através da geolocalização);
- Como é que organiza e gere: trabalho digital, gestão colaborativa, a empresa a funcionar em rede, as redes sociais da empresa;
- Etc.
Pense digital, primeiro
As empresas entendem que os modelos que operam hoje são radicalmente diferentes das anteriores e para se transformarem têm de esquecer o passado e olhar para o futuro que aí vem…E nem todas as empresas estão preparadas. Na melhor das hipóteses, aquelas que abandonarem o modelo antigo podem adaptar-se, se agirem sobre os pontos acima mencionados.
Mas a verdadeira chave para o sucesso de uma transformação digital bem-sucedida passa por transformar as mentalidades, atitudes e práticas; trata-se de mudar o paradigma da empresa e das pessoas. A chave para a transformação bem-sucedida é pensar digital, antes de qualquer coisa.
Se quiser saber mais sobre esta temática, leia os artigos partilhados no site do evento Business Transformation Summit.