SANOFI UNIFY

Normalização da abordagem formativa e criação de um repositório de recursos de aprendizagem

 

O CLIENTE

A Sanofi é uma companhia farmacêutica com origem francesa e presença global, que resulta de uma longa história de aquisições e fusões de várias empresas focadas na medicina e na investigação. Conhecida pela sua forte presença na área de Investigação & Desenvolvimento, a Sanofi tem como missão acelerar o acesso dos doentes a soluções terapêuticas cada vez mais inovadoras – sobretudo em áreas específicas como diabetes, oncologia, esclerose múltipla, doenças raras, vacinas, saúde animal e “consumer healthcare”.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE

Simplificar, normalizar e otimizar os processos, ferramentas e abordagens adotados por todas as entidades envolvidas na realização de estudos clínicos que colaboram com a Sanofi em todo o mundo.

 

A SOLUÇÃO

Na área de Investigação & Desenvolvimento do Grupo Sanofi, os estudos clínicos desempenham um papel crucial na avaliação dos tratamentos antes que estes sejam colocados no mercado. Para garantir que todas as entidades que realizam estudos clínicos utilizam a mesma abordagem, a Sanofi desenvolveu um vasto programa que combinou inovação e tecnologia para dar resposta às mudanças em curso no setor da indústria farmacêutica. Os processos e ferramentas utilizados em todo o mundo foram simplificados, normalizados e otimizados. Em seguida, 25.000 colaboradores receberam orientação e formação sobre as mudanças levadas a cabo.

A Sanofi escolheu a CEGOS para fornecer consultoria e apoiar as suas equipas de L&D, bem como orientar os preparativos para a implementação do programa de formação de âmbito internacional desenvolvido.

A IMPLEMENTAÇÃO

Durante três anos, a CEGOS deu apoio à Sanofi nos seguintes aspetos:

  • Serviço de consultoria e apoio à formação: análise e fornecimento de recursos de aprendizagem ajustados aos colaboradores envolvidos no programa, aos objetivos de aprendizagem estabelecidos, ao conteúdo e à realização de workshops de formação;
  • Construção de processos de design e produção standardizados, e criação de modelos gráficos, pedagógicos e técnicos necessários para a “industrialização” das ferramentas de formação;
  • Criação de um repositório de recursos de aprendizagem. Estes módulos de aprendizagem apresentam grande variedade de formatos e durações, incluindo classes virtuais, módulos de transferência de competências em contexto real de trabalho (on-te-job), módulos interativos de e-learning e vídeos, entre outros. Produzidos em colaboração com os especialistas e Training Project Managers da Sanofi, estes recursos podem ser combinados para formar percursos de aprendizagem ajustáveis às funções e responsabilidades de cada colaborador.

Este projeto ajudou a transformar a abordagem formativa da Sanofi, permitindo-lhe “industrializar” a conceção e produção dos seus recursos de aprendizagem, bem como adotar uma abordagem 70/20/10 de modo a que estes preencham o maior número de requisitos possíveis a nível do negócio e operacionais.

OS RESULTADOS

  • Conceção e desenvolvimento de 150 módulos interativos de e-learning, 20 módulos para formação presencial em sala, 20 classes virtuais, 50 recursos para melhorar a performance dos colaboradores (Job Aids);
  • Criação e implementação de uma campanha de comunicação e formação sobre Gestão de Riscos;
  • Implementação de um programa de formação que envolveu 25.000 colaboradores.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • O espírito de parceria e a estreita colaboração entre a Sanofi e a CEGOS ao longo de todo o projeto;
  • A expertise da CEGOS nas áreas de formação, grafismo e tecnologia: e-learning, classes virtuais, formação em sala, módulos interativos on-the-job, entre outros;
  • A capacidade de “mergulhar” num ambiente científico e de lidar com conteúdos específicos e complexos;
  • A presença global da CEGOS e a sua capacidade de conduzir um projeto global e em grande escala em inglês.
 

"Construímos uma verdadeira parceria com a CEGOS que resultou num dos principais fatores de sucesso para um projeto de importância estratégica para a Sanofi. Esta foi também a primeira vez que as equipas L&D da Sanofi trabalharam com um único prestador de serviços no âmbito de um projeto que envolveu mais de 25.000 colaboradores! A fase inicial foi de intensa atividade, uma vez que co-construímos os processos e modelos, e lançámos as bases para a implementação dos recursos de aprendizagem (Learning Objects) em larga escala. Este foi um passo fundamental para nos tornarmos mais rápidos e eficazes. Depois disso, operámos numa base de melhoria contínua, sempre com o apoio e a atenção da equipa da CEGOS, de forma a incrementar o nosso feedback, a abordagem construtiva das equipas e a determinação de trabalhar em conjunto para encontrar soluções".

Françoise Calic, Training Project Management Head, Sanofi