Workshops Virtuais

Formação à distância para melhorar o desenvolvimento de competências

 

O CLIENTE

A Givaudan é uma empresa com origem suíça líder global na indústria de aromas, fragrâncias e ingredientes cosméticos. Das bebidas aos perfumes, passando pelos cosméticos, os produtos de higiene pessoal e lavandaria, as criações da Givaudan inspiram emoções e encantam milhões de consumidores em todo o mundo.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO

A CEGOS tem vindo a apoiar a Givaudan no desenvolvimento da política de formação do Grupo desde 2012 – sobretudo através de percursos de aprendizagem em formato presencial (nas áreas de storytelling, como falar em público, supervisão, recrutamento, etc.) distribuídos em todo o mundo. Porém, a crise provocada pelo COVID-19 levou a equipa de L&D da Givaudan a converter os seus percursos de formação presencial para novos formatos digitais e à distância, a fim de ser possível continuar a atualizar as competências dos colaboradores, mesmo durante o contexto pandémico.

 

A IMPLEMENTAÇÃO

As conversões dos workshops foram realizadas em estreita colaboração com a equipa da CEGOS Suíça. Uma vez que o principal desafio era conseguir proporcionar uma qualidade e eficácia formativas muito semelhantes às encontradas na formação presencial, foi necessário manter a interação entre participantes e formadores, mas também utilizar diferentes ferramentas para tornar a formação dinâmica e enriquecedora.

Um dos exemplos bem-sucedidos desta conversão do formato presencial para digital verificou-se na área de Storytelling – a formação remota nesta área revelou-se um enorme sucesso para os participantes. Apesar da distância, e tal como acontece na formação presencial, houve muito espaço para reflexão entre os participantes, aconselhamento entre pares e análise de situações e problemas do passado. O empenho dos participantes foi também promovido graças às diferentes ferramentas disponibilizadas para melhorar a formação, tais como vídeos, chats e questionários. Finalmente, a personalização do plano de formação (de acordo com objetivos individuais) e a construção do percurso de formação em várias sequências tornou possível aprofundar vários temas específicos e aplicá-los diretamente em situações e contextos reais de trabalho.

OS RESULTADOS

  • 850 participantes receberam formação à distância entre junho e setembro de 2020;
  • Houve grande aceitação e entusiasmo por parte dos participantes (avaliação de 4,4 em 5 na qualidade do storytelling);
  • A adaptação/conversão dos percursos de aprendizagem e a sua respetiva implementação demoraram apenas algumas semanas – para que os programas começassem a funcionar rapidamente.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • Excelente equilíbrio no relacionamento estabelecido entre a sede da Givaudan em Genebra e a equipa da CEGOS Suíça;
  • A equipa da CEGOS Suíça foi capaz de transmitir todas as questões, coordenar e gerir a qualidade e os relatórios, enquanto os centros regionais atuaram localmente;
  • A equipa de "Learning Excellence" da CEGOS Suíça criou um processo sólido de monitorização da qualidade, desenvolvendo percursos baseados em feedback e seleção de perfis para facilitação.
 

"Fiquei realmente surpreendida com a qualidade da aprendizagem à distância. As interações com o grupo e o formador foram muito fáceis, sem complicações, e as várias ferramentas digitais disponíveis tornaram a formação não apenas uma apresentação de conteúdos – mas uma experiência de aprendizagem extremamente dinâmica e interativa.”

Roberta ALVES, Learning & Development Manager LATAM, Givaudan