Programa de liderança para a linha de produção

O CLIENTE

A Exide é uma empresa multinacional de soluções de energia elétrica armazenada para os mercados automóvel e industrial, com destaque para as baterias.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE

Em 2020, a Exide separou-se da empresa-mãe e esta era a oportunidade perfeita para forjar uma cultura empresarial que refletisse um novo conjunto de valores e normas, com reflexos na produtividade. A linha de produção, na própria fábrica, era o local ideal para começar este processo. Assim, o desafio era o de os supervisores da linha da frente (cuja maioria nunca tinha tido formação formal para aquelas funções de liderança) aprenderem a gerir - em função desss princípios da empresa - as suas equipas de forma eficaz, o que resultaria em operações mais eficientes e no aumento da produção.

A SOLUÇÃO

Um programa de liderança que transmitisse os respetivos comportamentos-chave. Para tal, a formação incentivou o autoconhecimento, a responsabilidade e o empoderamento dos supervisores. Estas foram os pontos específicos trabalhados:

  • Competências interpessoais robustas para melhorar a comunicação e o estilo de liderança;
  • Competências de coaching e feedback para otimizar a gestão de desempenho;
  • Coesão da equipa e seu impacto na produção;
  • Gestão de conflitos e tratamento de comportamentos inaceitáveis;
  • Segurança do trabalho e qualidade dos produtos;
  • Liderar e aceitar mudanças organizacionais;
  • Confiança e responsabilidade.

A IMPLEMENTAÇÃO

O programa presencial foi implementado em toda a Europa, com supervisores da linha da frente de diferentes países a partilharem experiências e a desenvolverem as suas competências em conjunto. Nesse sentido, a formação funcionou como uma atividade de team building. Os seus managers também participaram de um programa de formação online para garantir para saberem como apoiar a aprendizagem das suas equipas.

Inicialmente, houve resistência de alguns supervisores que questionavam a relevância da formação para o seu trabalho e a perturbação que esta causaria. No entanto, o ceticismo transformou-se em entusiasmo logo que começaram a envolver-se com o programa e a entender como isso os capacitaria.

OS RESULTADOS

  • Melhor desempenho dos supervisores participantes, o que também influenciou um ambiente de trabalho mais positivo. Esta mudança foi sentida pelos próprios, mas também pela administração, que relatou benefícios no desempenho e atitude, especialmente em termos de responsabilidade e comando.
  • Melhores linhas de comunicação + supervisores mais empoderados (porque mais seguros e apoiados) = mudança cultural.
  • Alargamento da aprendizagem à própria administração: adaptando a abordagem da formação à sua realidade, pôde melhorar em questões operacionais.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • Qualidade do programa de liderança em si mesma.
  • A formação ter sido localizada e personalizada, com muita atenção aos detalhes.
  • O envolvimento da alta administração. O vice-presidente sénior de operações da Exide compreendia a importância dos supervisores na mudança a empreender. Ter a adesão do topo deu prestígio ao programa e fez com que os funcionários se sentissem altamente valorizados.

Queríamos melhorar a forma como as pessoas trabalham juntas para que pudessem ser mais eficientes. O facto de a formação ter sido localizada e personalizada contribuiu para o sucesso. Trabalhámos em estreita colaboração com os gestores de projeto da Cegos para que isso acontecesse: parecia que éramos todos parte de uma só equipa. O que começou como um programa de formação terminou como um programa transformador.

Ana Solana Castillo, Directora Senior HR, Talent & Compensation Group da Exide