Total Digital Academy

Programa de aprendizagem em comunicação digital implementado em todo o mundo

O CLIENTE

Com sede mundial em França, o grupo TotalEnergies está presente em mais de 130 países dos 5 continentes. Considerada uma Companhia Energética Global, os seus negócios abrangem a exploração de petróleo e gás natural, a energia solar e, num futuro próximo, a biomassa.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO

De forma a apoiar a implementação da sua estratégia digital, a TotalEnergies criou a “Total Digital Academy” com o objetivo de:

  • Formar os responsáveis de comunicação do grupo, dotando-o dos meios para desenvolver as suas capacidades de comunicação digital;
  • Apoiar a transformação digital da empresa.
 
 

A IMPLEMENTAÇÃO

No âmbito da campanha de comunicação corporativa “Committed to Better Energy”, e com o objetivo de ajudar os responsáveis de comunicação a implementarem a parte digital da campanha nas melhores condições possíveis, a CEGOS e a Total Digital Academy criaram o programa “First steps in corporate digital communication”. Este módulo com três dias de duração ajudou a familiarizar os participantes com a campanha, permitindo-lhes saber mais sobre:

  • A estratégia de comunicação digital da TotalEnergies;
  • As melhores práticas para a escrita de conteúdos digitais;
  • Como gerir e moderar uma página do Facebook;
  • Como gerir um website corporativo local.

Os formadores CEGOS e os responsáveis da Total Digital Academy levaram apenas cinco semanas para ministrar o programa de formação às equipas de comunicação em 23 países da Europa, Américas, Ásia e África.

OS RESULTADOS

  • Elevados níveis de satisfação dos colaboradores alcançados, porque a formação correspondeu às suas expectativas;
  • Implementação consistente da parte digital da campanha “Committed to Better Energy”;
  • Cumprimento dos prazos estipulados pela campanha “Committed to Better Energy”.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • Colaboração: as equipas da CEGOS e da Total Digital Academy co-desenharam e co-facilitaram o percurso de formação;
  • Abordagem "terra a terra": os métodos de formação concretos adotados tornaram os participantes operacionais muito rapidamente;
  • Disponibilidade: as sessões de formação foram implementadas em todo o mundo em apenas cinco semanas.
 

"Na CEGOS, encontrámos todas as competências necessárias para conceber este programa de formação à medida. A equipa da CEGOS demonstrou um forte empenho, profissionalismo e disponibilidade para tornar o projeto um enorme sucesso".

Patrick Antoine, Digital Academy Manager