Assessoria na área de Recursos Humanos

Formação e ajustamento dos colaboradores à cultura e aos princípios da STAY HOTELS

O CLIENTE

A STAY HOTELS é uma rede hoteleira portuguesa criada em março de 2013 pela Inter-Risco. Vocacionada para oferecer aos seus clientes uma excelente e inovadora estadia e um serviço de atendimento excecional e personalizado, seja em viagens de negócios ou lazer, a STAY HOTELS foca-se em proporcionar experiências diferenciadoras, baseadas na simplicidade, proximidade, bem-estar e modernidade, com preços baseados nos serviços prestados.

A rede STAY HOTELS disponibiliza, atualmente, 10 unidades hoteleiras, de norte a sul de Portugal (Guimarães, Porto Centro, Porto Grande Hotel de Paris, Coimbra, Torres Vedras, Lisboa Saldanha, Lisboa Chiado, Lisboa Aeroporto, Évora e Faro)

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE 

A rede hoteleira STAY HOTELS precisava de um parceiro preferencial na área de assessoria de Recursos Humanos, cuja ação incidisse na componente de formação dos colaboradores que trabalham nas várias unidades hoteleiras da marca. O objetivo visado com a formação era permitir o ajustamento destes colaboradores à cultura STAY HOTELS, facilitando a sua aculturação aos princípios e valores da marca.

Com este projeto de formação, a rede hoteleira procurava diferenciar-se num setor altamente concorrencial, como marca de referência de hotéis de cidade, graças a uma estadia excelente e inovadora e um serviço de atendimento personalizado e excecional. Como? Através de colaboradores motivados, apaixonados pelo que fazem e, acima de tudo, alinhados com a cultura e os valores STAY HOTELS.

Por entender que os colaboradores para além de proporcionarem aos clientes experiências únicas e memoráveis dentro dos hotéis, são os primeiros propiciadores de novas vendas, a STAY HOTELS precisava igualmente de incrementar competências dos seus colaboradores ao nível das técnicas de venda.

A SOLUÇÃO

A rede hoteleira STAY HOTELS elegeu a CEGOC como seu parceiro preferencial na área de assessoria de Recursos Humanos. A CEGOC desenvolveu:

  • A formatação do “job description” relativo a cada função;
  • A definição do modelo de avaliação de desempenho e do sistema de prémios das equipas;
  • O plano de formação para colaboradores com contacto permanente com o cliente (do acolhimento à fidelização);
  • O plano de formação específico para colaboradores que trabalham na sede da empresa, em funções administrativas ou de gestão.

A IMPLEMENTAÇÃO

Os módulos de formação foram ministrados pela CEGOC de forma regular e continuada. Houve necessidade de repetir/insistir nos mesmos temas e conteúdos, tendo em conta a saída e entrada recorrente de novos colaboradores para novas vagas e o número crescente de hotéis da cadeia de ano para ano, que aumentou também o número de formandos.

OS RESULTADOS

Em 2017, mais de 75 colaboradores da STAY HOTELS beneficiaram de mais de 2.750 horas de formação ministradas pela equipa de formadores da CEGOC.

O grau de satisfação da STAY HOTELS foi bastante elevado – os seus administradores reconhecem que os colaboradores estão hoje mais bem preparados para enfrentar os desafios relacionados com o atendimento ao cliente. Face aos resultados positivos, o plano de formação para 2018 contemplou um maior número de horas: foram ultrapassadas as 3.000 horas.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • A experiência da CEGOC no alinhamento de processos de desenvolvimento de Recursos Humanos com o negócio e a performance organizacional da STAY HOTELS;
  • O forte envolvimento da equipa de formadores da CEGOC e a sua elevada capacidade para dar formação on job, com um sentido muito prático das dinâmicas desenvolvidas;
  • Os módulos de formação ministrados pela CEGOC de forma regular e com reforço continuado dos temas e conteúdos para fazer face à saída e entrada recorrente de novos colaboradores e ao crescimento do número de hotéis da cadeia de ano para ano;
  • A confiança depositada na CEGOC, organização de referência no setor da formação e desenvolvimento de competências, com quem os membros da administração STAY HOTELS já tinham trabalhado enquanto lideravam outros projetos anteriores na área de hotelaria.