Essentials of Leadership

Um programa global de aprendizagem blended

 

O CLIENTE

Fundada por William Grant em 1887, a William Grant & Sons é uma empresa líder na indústria internacional de bebidas espirituosas. As suas oito marcas mais conhecidas são: Glenfiddich, Grant's, The Balvenie, Tullamore D.E.W., Drambuie, Hendrick's Gin, Sailor Jerry Rum e Monkey Shoulder.
Com operações de destilação e engarrafamento na Escócia, na Irlanda, na Islândia, na Índia, nos EUA e no México, a empresa possui uma equipa com mais de 2600 pessoas distribuídas por 48 pontos geográficos.

 

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE

O negócio da William Grant & Sons está constantemente a crescer e a inovar. É, por isso, essencial para a empresa desenvolver continuamente as competências de liderança e reforçar o pipeline de novos líderes emergentes no negócio, bem como dar forma a uma nova cultura de liderança.

 

A SOLUÇÃO

Há três anos, a William Grant & Sons decidiu escolher a CEGOS como parceiro para criar e implementar um novo programa de formação na área de liderança: "Essentials of Leadership". A William Grant & Sons deu orientações concretas sobre o look and feel do programa, de modo a ajustá-lo ao formato pretendido – uma entrega em formato blended. A CEGOS não só aportou a sua experiência na área da liderança e os conhecimentos pedagógicos, como também garantiu a entrega internacional do programa aos participantes William Grant & Sons, distribuídos por várias geografias onde a empresa está presente.

 

A IMPLEMENTAÇÃO

O programa, composto por 7 módulos entregues ao longo de um período de 12 meses, foi concebido como uma solução de aprendizagem blended para se adequar às necessidades de liderança da William Grant & Sons.
"Essentials of Leadership" oferece uma variedade de módulos em sala, entregues presencialmente e virtualmente, que dão aos participantes a oportunidade de aprenderem uns com os outros e de transporem a aprendizagem adquirida através de aplicação prática. A transferência da aprendizagem para o local de trabalho é, de facto, uma das principais prioridades deste programa. Por fim, e para demonstrar a sua eficácia, os participantes possuem um “diário” de implementação que atualizam ao longo da sua jornada de aprendizagem, beneficiando também de sessões de coaching.
Durante os três anos que durou a execução e implementação do programa, a CEGOS e a William Grant & Sons fizeram algumas revisões regularmente, de modo a trazer melhorias e novas perspetivas ao programa. Esta abordagem ágil revelou-se fundamental quando, perante o surto de COVID-19, o programa teve de ser rapidamente adaptado para uma entrega 100% digital.

 

OS RESULTADOS

  • 8 grupos de colaboradores já concluíram a sua formação e outros 5 vão fazê-lo no próximo ano;
  • Os líderes estão mais preparados para liderar e apoiar as suas equipas em ambientes virtuais e contextos de incerteza;
  • Os líderes são capazes de orientar (através do coaching) e estão mais confiantes para adaptar o seu estilo de liderança e abordagens às diferentes circunstâncias.
  • O programa conseguiu manter um elevado nível de envolvimento de toda a empresa ao longo do último ano;
  • O Brandon Hall Group reconheceu a excelência deste programa, premiando-o com Ouro na categoria “Best Use of a Blended Learning Program”.
 

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • O programa manteve-se fiel aos princípios do design blended, incluindo momentos de aprendizagem com outros participantes/pares e momentos de aprendizagem através de aplicação prática;
  • O programa contou com o apoio dos participantes com funções de liderança durante toda a sua jornada, de forma a criar um ambiente propício à implementação prática da aprendizagem;
  • O programa foi concebido de forma ágil, permitindo ser rapidamente ajustado para satisfazer as necessidades específicas dos participantes e o contexto de uma crise pandémica.
 

"Trabalhamos em parceria com a CEGOS durante três anos para desenvolver e colocar em marcha o nosso programa “Essentials of Leadership”. Concebido para ter um formato blended, o programa segue o nosso modelo de aprendizagem, apresentando uma proporção equilibrada de aprendizagem presencial e virtual, aprendizagem entre pares e aprendizagem através de aplicação prática.

Os nossos líderes estão agora muito mais equipados e preparados para liderarem as suas equipas, apoiá-las em contextos de incerteza e mudança ou adaptarem-se ao trabalho remoto. Estão também mais confiantes para ajustar o seu estilo de liderança e as suas abordagens às diferentes circunstâncias".

Jan Roberts, Learning & Development Business Partner, William Grant & Sons