Programa internacional de onboarding

Para promover o employee engagement e a produtividade

 

O CLIENTE

Fundado em 1977, o Grupo internacional Barilla é reconhecido mundialmente na indústria alimentar como um símbolo do saber e do sabor italiano, exportando hoje para mais de 100 países produtos como massas, molhos para massa, panificação ou pão tostado.

 

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO

Consciente da importância de promover um sólido conceito de employee engagement, a Barilla sentiu necessidade de reforçar o sentido de pertença e fidelização dos seus colaboradores à organização desde o início da sua carreira. Para desenvolver e implementar um programa de onboarding que respondesse a estes desafios, a Barilla escolheu o Grupo CEGOS – nascia assim o "Learn to Fly", um projeto desenhado para jovens profissionais e recém-chegados à organização que os apoia no desenvolvimento das competências essenciais para se tornarem os futuros líderes da Barilla.

 

A IMPLEMENTAÇÃO

Com base em experiências passadas, a Barilla compreendeu que o sucesso do programa residia na adoção de uma nova abordagem mais global e unificada. Era também fundamental assegurar que os colaboradores ficassem rapidamente operacionais e ao mesmo tempo incorporassem os valores e o propósito da empresa: “Good for You, Good for the Planet”.

O programa foi concebido para os participantes desenvolverem competências ao nível da eficácia pessoal, comunicação, relacionamento e tomada de decisão, através de diferentes modelos de aprendizagem que combinaram momentos de aprendizagem presencial e virtual. A abordagem formativa privilegiou o engagement dos participantes, a interatividade e impacto dos exercícios propostos e os percursos de aprendizagem bem definidos para a implementação no local de trabalho.

“Learn to Fly” foi um programa implementado a nível internacional. No entanto, para satisfazer as necessidades e requisitos locais, a entrega foi ajustada aos idiomas locais.

Desde o seu lançamento, há 3 anos atrás, mais de 500 colaboradores receberam formação em 9 países da Europa e da América. Dado o sucesso do programa, este foi também disponibilizado pela Barilla a managers empenhados em incrementar as suas competências.

 

OS RESULTADOS

  • Programa com excelentes níveis de satisfação por parte dos participantes (avaliação 4,2/5), resultados considerados extraordinários pela Barilla;
  • Utilidade e aplicabilidade dos conhecimentos, competências e novas práticas adquiridas em contexto real de trabalho;
  • Idioma comum partilhado pelos participantes de todo o grupo;
  • Apesar das restrições de deslocação globais devido à pandemia, o programa continua a funcionar em formato 100% digital;
  • O programa foi premiado pelo Brandon Hall Group com o “Gold Excellence Award” na categoria de “Best Advance in Employee Engagement”.
 

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • A estrutura e a abordagem do programa asseguraram o engagement dos participantes desde o início;
  •  A experiência global do Grupo CEGOS na área de L&D e a sua capacidade de compreender rapidamente a estratégia e as necessidades da Barilla;
  • As sólidas infraestruturas internacionais e o alcance geográfico do Grupo CEGOS;
  • A criação de uma estrutura corporativa central, que foi chave para estabelecer um alinhamento global;
  • A uniformização do programa garantiu um idioma e uma cultura comuns em todo o mundo.
 

"Fomos capazes, com o apoio da CEGOS, de combinar diferentes abordagens formativas que incluíram momentos de aprendizagem face-to-face, mas também em ambiente virtual e digital, e [isto] tornou o programa “Learn to Fly” muito mais apelativo para os participantes. […]
Destaque para a qualidade e o caráter inovador de todas as atividades de aprendizagem proporcionadas pela CEGOS aos nossos colaboradores, tanto em termos de metodologias de aprendizagem como em termos da qualidade do facilitador que esteve na nossa organização. De sublinhar ainda um segundo ponto relativo à capacidade da CEGOS compreender e abarcar todos os diferentes ramos de negócio que a Barilla possui em todos o mundo – este perfil global do Grupo CEGOS permitiu-nos entregar um programa com a mesma qualidade e o mesmo espírito a todos os membros que integram a família Barilla em todo o mundo".

Filippo Romanini, Learning & Development Director, Barilla