Setor Tecnologias da Informação

  

O que se entende por Tecnologias da Informação?

As Tecnologias da Informação (TI) fazem parte do nosso quotidiano, já que vivemos na Era da Informação e todas as atividades que realizamos são, direta ou indiretamente, auxiliadas pelo uso de computadores, softwares, redes para transmissão e armazenamento de dados, entre outras ferramentas, aplicações e dispositivos tecnológicos que agilizam o nosso trabalho, facilitam o acesso, a gestão e partilha de informação.

Nos últimos anos, Portugal tem sido uma espécie de “IT hub” e um ecossistema extremamente favorável para as startups, que tem atraído um grande número de empresários, investidores e especialistas – e até o maior evento de tecnologia do mundo, o Web Summit. Favorecer a criação de novas oportunidades e centros tecnológicos nesta área é também um objetivo-chave do Governo Português, através de iniciativas como a Tech Visa, que pretendem atrair para Portugal quadros técnicos qualificados e especializados oriundos de empresas do mercado global.

Quais os principais desafios deste setor?

Segundo refere o relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy” apresentado pelo World Economic Forum, estamos perante um cenário desafiante, nomeadamente ao nível do recrutamento e a seleção especializada, dada a escassez de talento nesta área com elevada procura de candidatos, onde a especialização em linguagens ou programas específicos é essencial (Senior Software Architects, Security, Outsystems developers, Data Scientists, Product Leads… entre outros perfis considerados de nicho).

A capacidade de adaptação às constantes mutações do mercado é o aspeto que melhor define o setor tecnológico. Esta volatilidade ao sabor da própria evolução tecnológica representa não só um desafio para os profissionais – pela necessidade de atualização constante de conhecimentos e competências; como para as organizações – pelo skillsgap gerado que impacta diretamente a sua performance global e obriga a um reforço da estratégia de employer branding num mercado altamente competitivo.

Quais as principais tendências das Tecnologias da Informação?

Nos últimos anos, o setor das Tecnologias da Informação tem sido palco da integração dos princípios AGILE, sobretudooSCRUM,ao nível da gestão de projetos – uma framework que demonstrou ser capaz de melhorar continuamente produtos e processos de trabalho e entregar um fluxo constante de valor para o cliente final.

No entanto, parecem ser as tecnologias emergentes que prometem revolucionar o cenário das TI no futuro próximo: as novas estratégias de mercado assentes em Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial (IA); a Internet das coisas (IoT) aplicada a quaisquer objetos que possam ser conectados entre si; o Blockchain utilizado na validação de documentos e proteção de dados; e até a Computação Quântica, que promete dar o salto para uma nova geração de supercomputadores mais rápidos, eficientes, seguros e “inteligentes”.