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Curso de formação - Inteligência Emocional

Aumente o seu capital psicológico através da literacia emocional!

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Referência : 1046
Duração : 2 dias (14 horas)

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Referência : 1046
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 Best  A “inteligência emocional” é considerada, hoje, um “ativo fundamental” para que cada pessoa possa entregar excelentes resultados de forma consistente e sustentada e realizar um percurso profissional, e pessoal, de sucesso.

Destinatários

Os destinatários da formação ?

  • Todos os profissionais que queiram otimizar a sua capacidade de lidar melhor com as próprios emoções, e as dos outros, de modo a que elas possam facilitar, e não interferir, nas atividades quotidianas.
Programa

O programa do percurso de aprendizagem

A “Literacia Emocional”: identificar e reconhecer as Emoções

  • A “química das emoções”: elementos para uma leitura compreensiva sobre a fisiologia das emoções.
  • A relação entre o “emocional” e o “racional”: emoções, pensamentos, comportamentos e atitudes.
  • A tipologia das emoções: emoções primárias e secundárias e emoções positivas e negativas.
  • Papel e importância das emoções nos processos de “construção mental da realidade”: o “efeito EEC” (Estímulos Emocionalmente Competentes).
  • Papel e a importância dos circuitos “down-top” e “top-down” (Goleman) na gestão dos estados emocionais.

Desenvolver as Competências Intrapessoais: promover e sustentar o equilibrio pessoal

  • Autoconhecimento, perceção, avaliação e expressões das próprias emoções.
  • Compreender o modo como os sentimentos influenciam os comportamentos e as atitudes.
  • Fazer uma boa gestão dos sentimentos impulsivos e das emoções deprimentes.
  • Identificar e controlar os seus “piratas emocionais” (emotional highjacking).
  • Desenvolver uma consciência orientadora dos seus valores e objetivos e promover estratégias de Auto motivação.
  • Manter-se resiliente em situações de elevada exposição a fatores de “burnout” (exigências múltiplas, conflitos de prioridades, prescrições paradoxais).
  • Cultivar o otimismo e o humor e permanecer positivo perante as adversidades.

Desenvolver as Competências Interpessoais: estabelecer interações positivas e construtivas com os outros

  • Promover a capacidade para reconhecer e compreender as emoções dos outros.
  • Saber lidar com pessoas e contextos diferentes, através do desenvolvimento da empatia.
  • Aperceber-se das necessidades dos outros (clientes externos, clientes internos, colegas de trabalho, colaboradores, chefias, etc.) através de uma correta leitura das suas pistas emocionais.
  • Tomar partido da própria capacidade de expressar as emoções para aumentar o impacto da sua comunicação com os outros.
  • Assumir-se como exemplo da mudança que gostaria de ver nos outros.

Plano Pessoal de progresso

  • Elaboração de um plano pessoal de progresso para desenvolver as competências emocionais que cada participante considerar como prioritárias.
Objetivos

Os objetivos da formação

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Aumentar a sua “literacia emocional”, ou seja, a sua capacidade para conhecer, reconhecer e saber lidar melhor com as suas emoções;
  • Encontrar pistas concretas para promover a sua “autoconsciência emocional” e fortalecer o seu equilíbrio pessoal;
  • Desenvolver a autorregulação e o controlo das emoções, de modo a que possam facilitar, e não prejudicar, a interação e a performance;
  • Reconhecer as “emoções- pirata” e manter o autodomínio nas situações de tensão e de conflito.
  • Saber escutar os outros e gerar relacionamentos produtivos, capitalizando o potencial produtivo das diferenças.
Métodos

Os métodos pedagógicos da formação

  • Curso orientado com base na exploração das competências emocionais através de momentos de autorreflexão e exercícios baseados nos modelos da “paragogia ativa” (aprendizagem através dos pares).
Pontos fortes

Os pontos fortes da formação

  • Elaboração de um Plano Pessoal de Progresso que permite fazer o followup das competências emocionais básicas.