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Curso de formação - Liderança e gestão de equipas - 4REAL®

Liderança para quadros, responsáveis e técnicos superiores

  • Blended
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
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Formação nas nossas instalações
Referência
001

Duração
2 dias (17 horas)

Preço
1.200,00 € + IVA
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Desenvolver as competências de liderança é um investimento fundamental, as organizações necessitam que os seus responsáveis e gestores saibam agir/”fazer agir”, de forma autónoma, corresponsável e competente.

Neste percurso de aprendizagem 4REAL® em Liderança e Gestão de Equipas propomos potenciar a sua autoconsciência, debater e partilhar ideias e boas práticas, e apoiá-lo no fortalecimento e implementação das competências-chave na gestão e liderança da(s) sua(s) equipas.

4REAL® é uma solução que lhe permite personalizar o seu percurso de aprendizagem e que o desafia, constantemente ao longo do tempo, a transferir o que aprendeu para o seu contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.

Destinatários

Destinatários

  • Gestores, chefias e responsáveis hierárquicos que exerçam uma função transversal na organização, com necessidade de mobilizar colaboradores para obter resultados.

Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Classe Virtual (0h30m)

  • Apresentar o percurso de aprendizagem;
  • Comprometer os participantes no processo de desenvolvimento das suas competências de Liderança.

Autodiagnóstico online (0h10m)

  • Ganhar autoconhecimento e autoconsciência sobre as suas práticas individuais de liderança.

Aplicação da aprendizagem

  • Desafios de aplicação prática: aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

* Estes desafios ocorrem entre todas as etapas do percurso de aprendizagem (classes virtuais, sessão presencial e aprendizagem online), até à sua conclusão.

Sessão presencial (2 dias / 14 horas)

Caracterizar o âmbito da liderança e gestão de equipas e pessoas

  • As responsabilidades associadas à gestão e liderança de equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança:
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas

  • Reforçar o seu impacto sobre a envolvente.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas.
  • Identificar preferências de estilos de gestão e liderança nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração.

Exercícios práticos e outputs!

  • Reflexão partilhada e construção de um 1º draft do Plano de Ação, listando pontos de desenvolvimento revelados pelo autodiagnóstico e desafio de heteroperceção.

Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
  • Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva.
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.

Exercícios práticos e outputs!

  • Grelhas para análise e partilha de boas práticas na condução do desenvolvimento das equipas. Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

Refletir sobre as motivações

  • Identificar fatores que promovem a motivação e as situações que facilitam a desmotivação.
  • Dar feedback construtivo e estimular a melhoria dos desempenhos.

Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Adotar uma atitude positiva e construtiva.
  • Saber escutar e desenvolver a empatia.
  • Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.
  • Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.
  • Prevenir e tratar desacordos e conflitos.

Exercícios práticos e outputs!

  • Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

Definir um plano de ação para as mudanças a implementar

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu Plano de Ação.

1ª Sessão de Coaching individual (1h00m)*

Objetivos:

  • Facilitar a aplicação dos conceitos e a concretização dos objetivos identificados no Plano de Ação Individual;
  • Reforçar a sua performance enquanto líder, de acordo com as necessidades individuais dos elementos da sua equipa.

* Desenvolvida por um coach Cegoc certificado

Personalização do percurso de aprendizagem

Individualização do percurso de acordo com as necessidades individuais de cada participante (escolha de 1 sprint de aprendizagem), e disponibilização de atividades digitais de acordo com as escolhas realizadas.

Sprint “Como motivar a minha equipa?” (0h20m)

Composto por um artigo e desafios práticos complementares.

Sprint “Sou eficaz a dar e receber feedback?” (0h20m)

Composto por 1 Módulo de treino intensivo e desafios práticos complementares.

Sprint “Como desenvolver as pessoas da minha equipa?” (0h20m)

Composto por um artigo e desafios práticos complementares.

2ª Sessão de Coaching individual (1h00m)*

Objetivos:

  • Facilitar a aplicação dos conceitos e a concretização dos objetivos identificados no Plano de Ação Individual;
  • Reforçar a sua performance enquanto líder, de acordo com as necessidades individuais dos elementos da sua equipa.

* Desenvolvida por um coach Cegoc certificado

Objetivos

Objetivos

No final do percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas;
  • criar condições que facilitam a motivação;
  • comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • experienciar o grau de eficácia de alguns comportamentos de gestão e liderança dos desempenhos, e elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria;
  • aplicar as principais atividades de gestão das pessoas e das equipas (fixar objetivos, animar e motivar, delegar);
  • refletir sobre hipóteses de solução e respetivos impactos, para alguns dos problemas reais da gestão de equipas e pessoas.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante do participante através de vários desafios, quer à distância quer na sessão presencial. Combina diversificadas metodologias para potenciar a performance no contexto de trabalho: autodiagnósticos, estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional na sessão presencial, sessões de coaching e desafios concretos de aplicação no contexto profissional.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • As 2 sessões de coaching individual que permitem o acompanhamento e apoio ao desenvolvimento das ações preconizadas no Plano de Ação.
  • Uma metodologia na etapa presencial baseada em estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional.
  • O suporte da plataforma Learning Hub@Cegos o que permite ao participante a visualização imediata de todo o percurso identificando o caminho a percorrer e o que já realizou.
  • As várias etapas que constituem o percurso e que potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência, nomeadamente o enfoque na performance.

Datas e locais

Ordenar por:

  • De 05 mar a 14 mai 2021
    Lisboa
    1.200,00 € + IVA
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    • De 03 mai a 16 jul 2021
      Porto
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      • De 02 jul a 07 set 2021
        Lisboa
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        • De 05 nov 2021 a 11 jan 2022
          Porto
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          • De 06 dez 2021 a 15 fev 2022
            Lisboa
            1.200,00 € + IVA
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