Futuro do Coaching em debate na Conferência Anual de Coaching ICF 2018

07/11/2018

A Escola de Coaching Executivo da CEGOC juntou-se, uma vez mais, à International Coaching Federation (ICF) para apoiar a edição 2018 da sua Conferência Anual de Coaching.

Subordinado ao tema “Preparar o Futuro”, o evento decorreu no passado dia 24 de outubro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. A conferência debateu os principais desafios enfrentados pela área de Coaching neste contexto de constante transformação, onde a necessidade da reinvenção exige às organizações ferramentas capazes de inspirar o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus líderes e equipas através do Coaching.

Entre os oradores convidados esteve Paulo Martins, Professional Certified Coach (PCC) e Coordenador da Escola de Coaching Executivo da CEGOC, cujo contributo foi essencial para compreendermos o futuro do Coaching, numa era pautada por inúmeras tendências e mudanças sentidas nomeadamente pelo próprios coaches, entre as quais “o estabelecimento de networking com cada vez mais diferentes sensibilidades interculturais, a crescente necessidade do domínio tecnológico de plataformas e a vulnerabilização causada pelo trabalho à distância, que implica trabalhar com diferentes países e a diferentes horas do dia”. Para Paulo Martins, estas transformações verificadas a nível global não irão alterar o conteúdo dos cursos nem os elevados padrões de Coaching Profissional estabelecidos pela ICF. No entanto, podem impactar a forma como os coaches passam e transformam a experiência formativa através das 11 competências do Coaching.

No final da Conferência Anual Internacional da ICF, o Coordenador da Escola de Coaching Executivo da CEGOC mostrou-se confiante, não só pelas mensagens que partilhou com a audiência, mas sobretudo pelas que recebeu durante o encontro: “estas mensagens foram muito importantes para saber como me posso inspirar enquanto Coordenador Pedagógico e o que posso fazer para que a experiência formativa seja mais transformacional e dê mais capacidade profissional aos nossos alunos”.

A propósito dos percursos formativos disponibilizados pela Escola de Coaching Executivo da CEGOC, recordamos que Robert Dilts – um dos mais conceituados especialistas em Programação Neurolinguística de todo o mundo – vem a Portugal em 2019, pela primeira vez, para ministrar o Curso de Coaching Generativo. Assente na premissa de que a nossa realidade é construída e que esse processo criativo pode ser moldado, conscientemente, de forma a obtermos resultados mais positivos, esta formação eminentemente prática pretende proporcionar a cada indivíduo a ajuda e as ferramentas necessárias para que possa aprender, crescer, evoluir e captar o seu pleno potencial, muitas vezes escondido ou bloqueado por crenças e barreiras pessoais limitadoras.

Saiba mais sobre este programa certificante em Coaching Generativo que combina as ferramentas da Modelagem de Fatores de Sucesso de Robert Dilts com o conceito de Poder Generativo do reconhecido autor e psicoterapeuta, Stephen Gilligan.