Grupo CEGOS reforça estratégia de RSC com novos compromissos ambientais

22/04/2022

No âmbito da sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o grupo CEGOS decidiu reforçar a sua atuação e compromisso no eixo do Ambiente, através de dois projetos de reflorestação, em França e no Brasil, e da adesão à Rede Francesa do Pacto Global da ONU – a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo.

Projetos de reflorestação em parceria com a Reforest'Action

Desenvolvidos em parceria com a Reforest'Action – uma organização dedicada à preservação, restauração e criação de florestas em todo o mundo, estes dois projetos já contribuíram com a plantação de 3 700 árvores nas florestas de Chanteloup, em França, e da Amazónia, no Brasil:

  • FRANÇA: Plantação de 1 700 árvores mistas (carvalho, castanheiro, aveleira, cerejeira, faia, nogueira, entre outras) na floresta de Chanteloup, em Deux-Sèvres, para recuperar antigos terrenos agrícolas degradados e promover biodiversidade e os ecossistemas, criando abrigos para a fauna local.
  • BRASIL: Plantação de 1 700 árvores locais (cacaueiro, açaí, cupuaçu, andiroba, jatobá, entre outras) na parte sudoeste da Amazónia brasileira, no Estado de Rondónia, para reduzir a desflorestação, restaurar territórios desmatados ou queimados, proteger a biodiversidade e fomentar o desenvolvimento económico da população local. Entre as iniciativas previstas incluem-se a construção e gestão de viveiros para árvores, criação de florestas comestíveis, implementação de ações de educação e sensibilização ambiental.
 

Benefícios das 3700 árvores plantadas pela CEGOS:

 

☁️ 570

toneladas de CO2 absorvidas

🦜11 400

abrigos para animais criados

❤️15 200

meses de oxigénio gerados

💪 3 800

horas de trabalho criadas

Saiba mais sobre o desenvolvimento de cada um destes projetos de reflorestação aqui.


Adesão à Rede Francesa do Pacto Global da ONU

A CEGOS anunciou igualmente a adesão à Rede Francesa do Pacto Global da ONU, um organismo sem fins lucrativos que reúne empresas e organizações empenhadas em contribuírem ativamente em questões relacionadas com a RSC e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Através desta adesão, a CEGOS compromete-se a respeitar 10 princípios identificados com base em declarações e convenções universalmente aceites sobre direitos humanos, direitos laborais, ambiente e luta contra a corrupção.

Saiba mais sobre a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da CEGOC e do Grupo CEGOS e conheça os 4 eixos de atuação (Ambiente, Sociedade, Práticas Laborais e Clientes) aqui e aqui.