O melhor líder é aquele que nunca para de aprender

05/07/2022

A revista Human Resources Portugal desafiou novamente a CEGOC a explorar o tema da aprendizagem ao longo da vida – uma jornada que nunca deve terminar e que, no caso específico dos líderes, deve ser sempre encarada como uma prioridade e não uma opção.

O desenvolvimento de competências é um investimento primordial e altamente estratégico abraçado pelos líderes mais bem-sucedidos da história. Por outro lado, o preço a pagar pela falta de planos de formação e requalificação profissional contínuos é demasiado alto para qualquer organização: talento desperdiçado, alta rotatividade de colaboradores, baixos níveis de produtividade e motivação, tomada de más decisões, fraca cultura organizacional, clientes insatisfeitos...

Embora não exista uma poção mágica para vir a ser um bom líder, existem práticas e comportamentos transversais que podem ajudar as organizações a desenvolverem a próxima geração mundial de bons líderes. Programas de desenvolvimento de liderança que permitem aos líderes expandir a sua consciência acerca dos seus talentos e limitações, identificar pontos de melhoria e adquirir conhecimentos e ferramentas que os ajudem a tornar-se líderes de elevada performance mais ágeis, criativos e confiantes, mas também mais humildes, responsáveis e recetivos a diferentes ideias, perspetivas e feedbacks.

A este propósito, a CEGOC refere o programa Leader of the Future, que na sequência de já várias edições em formato online para líderes de toda a Europa, chega finalmente a Portugal em formato 100% presencial e ministrado em português. Trata-se de uma semana imersiva, de profunda transformação pessoal e profissional, a decorrer de 17 a 21 de outubro, no ambiente inspirador do Pine Cliffs Resort no Algarve.

Saiba mais sobre este retiro exclusivo, limitado a um número muito restrito de líderes, aqui.

Para aprofundar o tema aprendizagem & liderança, leia o artigo completo aqui