O conceito coaching executivo (também designado por coaching profissional ou coaching empresarial) tem ganhado novas formas, ao longo do tempo.

Existe, hoje, um maior foco em aspetos outrora ignorados, associados, por exemplo, a processos de automatização e a aspetos psicológicos e de bem-estar pessoal.

Mas as mudanças que o coaching empresarial atravessa não ficam por aqui. Reunimos algumas das tendências que prometem afetar o conceito nos próximos anos.

 

 

A automatização do coaching

No setor imobiliário, por exemplo, um dos aspetos de maior importância é a localização do imóvel. Por outro lado, no que toca ao coaching, o aspeto de maior relevo tem vindo a ser a tecnologia.

Atualmente, acredita-se que o fator de diferenciação entre especialistas de coaching está cada vez mais relacionado com as plataformas que estes usam. Beneficiam aqueles que usarem plataformas online capazes de comunicar a partir de qualquer lugar e a qualquer hora.

Segundo o responsável operacional da empresa americana F&H Solutions Group, Brad Federman, verifica-se, em particular, uma tendência na atuação integral via online. A cada dia que passa, um maior número de especialistas em coaching entende a importância de disponibilizar sessões online, durante as quais comunicam ao vivo com um cliente, e-books, vídeos de formação e aconselhamento ou blogs informativos.

 

Interseção entre competências técnicas e a metodologia do coaching

São cada vez mais os profissionais que, com um forte background em determinada área da indústria, se interessam pelo coaching e procuram obter formação certificada e experiência nesta área.

Os líderes organizacionais deparam-se com uma pressão crescente para atingir resultados no curto-prazo e, por isso, tendem a procurar conhecimento de coaching executivo, capaz de auxiliar na superação de obstáculos.

 

O coaching vai sobrepor-se aos serviços de consultoria

Talvez ainda não seja algo que se verifique no presente, mas, num futuro de médio-longo prazo, a popularidade do coaching executivo poderá sobrepor-se a determinadas áreas da consultoria.

 

Competência para apresentar resultados quantificáveis

Outro importante aspeto que promete vir a ser um fator de diferenciação, entre os especialistas de coaching, é a capacidade de estes apresentarem métricas e resultados quantificáveis.

Se, por um lado, a busca por serviços de coaching profissional irá crescer, por outro, também a oferta aumentará. O envelhecimento da população irá impulsionar este aumento e, com isto, o haverá mais aconselhamento sénior disponível.

Deste modo, a exigência ao nível de reporting será superior, com os clientes de um profissional de coaching executivo a requererem feedback estruturado e resultados qualitativos e quantificáveis.

 

Aumenta o foco na psicologia positiva

A psicologia positiva é um estudo científico focado no que faz as pessoas se sentirem melhores e serem mais felizes. Nos próximos anos, veremos cada vez mais especialistas em coaching empresarial recorrerem a princípios da psicologia positiva, para ajudarem os seus clientes. Ao criarem um ambiente de maior positividade e bem-estar nas empresas, garantem uma equipa mais produtiva e um ambiente de trabalho mais lucrativo.

 

O coaching empresarial não será só para uma elite

Por ultimo, acredita-se que o coaching certificado não será um recurso exclusivo das grandes organizações. De facto, são cada vez mais as empresas que entendem a importância de conjugar competências de coaching com aptidões de liderança, investindo, por exemplo, em formação especializada.

 

Atendendo às inúmeras mais valias dos princípios de coaching profissional na performance de uma empresa, a CEGOC apoia este importante passo organizacional. Confira a oferta formativa na Escola de Coaching Executivo e comece, hoje, o percurso para o sucesso desejado

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais