A arte de comunicar II - “O que está na minha mente, consigo comunicar e influenciar”
Olá,
No último artigo apresentei uma pequena fórmula para podermos comunicar melhor, baseada em perguntas que fazemos antes da comunicação: (Quê? | Quem? | Quando? | Porquê? | Como?).
A comunicação, seja ela verbal, corporal ou escrita é cada vez mais importante a partir do momento que nos relacionamos com outros, e aqui estamos todos em pé de igualdade, nenhum de nós vive sozinho no mundo!
O discurso deve estar sempre orientado para uso de palavras motivadoras e frases que orientem a nossa mente para o “encanto”, para o sim, para o nosso objetivo principal! Para obter o “sim” principal temos que reunir vários “sim” ao longo da comunicação.
Na minha experiência (QQQPC) enquanto comunicador uso várias técnicas:
- A minha primeira preocupação é conhecer o meu público alvo (quem), o que eles gostam, o que eles sabem, o que lhes desperta interesse, o que esperam. É, também, importante perceber o que existe em comum para que ajude a captar atenção.
- O que vou dizer (o quê) é sempre o mais importante, por isso tenho que dominar perfeitamente os conteúdos, ficando bastante claro na minha mente e assim facilita o discurso. Conhecer os pequenos detalhes do tema a abordar, para que consiga destacar tudo o que seja importante para o recetor da mensagem.
Mensagem só faz sentido quando sentida pelo recetor!
- Devemos definir vários quando para as mensagens importantes que queremos passar.
As mensagens importantes a reter nunca devem passar de três / quatro e devem ser claras, com palavrassimples e frases curtas.
Devemos estudar quando pretendemos ter reações, e qual o tipo das mesmas? Por exemplo, nos concertos de música existem 3 momentos que as bandas exploram:- 1º inicio forte para animar e despertar o interesse de todos
- 2º a meio do concerto passam músicas para mostrar álbuns novos ou então mostrar músicas menos conhecidas
- 3º no final procuram sempre a maior apoteose possível.
- O “porquê” está logo na base de tudo e é com ele que encontramos os principais argumentos. “porque é importante?”; “porque devo fazer?”; “porque é bom para o outro?”. Procura sempre o teu real porquê, quando o conseguires, vais comunicar muito melhor!
- O “Como” são as ações que fazemos para que a mensagem seja recebida da melhor forma.
Para ajudar devemos usar palavras de ordem com verbos de ação, exemplo: levantar braço, abrir as mãos, fazer pergunta, bater palmas... ter sempre verbos que me empurrem para a ação.
Fazer diferente é um passo enorme para obter resultados diferentes.
As frases e palavras escolhidas são fundamentais para o sucesso da comunicação, ser positivo na abordagem, evitar questões com palavras negativas (não, péssimo,...). Capitalizar as vantagens da mensagem mesmo quando ela é menos positiva. Enquadrar a mensagem para o que pretendemos de bom.
Se os nossos resultados estão abaixo, a nossa mensagem passa para o que temos de fazer para conseguir superar o desafio, focar a mensagem nas ações que devemos fazer para melhorar.
Foco sempre no que se controla e no que se pode fazer diferente para melhorar.
Para ter sucesso pensa sempre... como é que eu me sinto quando tenho sucesso?
Depois... coloca sempre essa imagem na tua cabeça... vais adorar a sensação.
No próximo artigo vou abordar o CHA e como é que, com Conhecimento, Habilidade e Atitude a mensagem pode ser comunicada ainda de forma mais competente, hábil e carregada de atitude.