A arte de comunicar II - “O que está na minha mente, consigo comunicar e influenciar”

Nuno Fradique JerónimoSales Manager da NOS

    Olá,

    No último artigo apresentei uma pequena fórmula para podermos comunicar melhor, baseada em perguntas que fazemos antes da comunicação: (Quê? | Quem? | Quando? | Porquê? | Como?).

    A comunicação, seja ela verbal, corporal ou escrita é cada vez mais importante a partir do momento que nos relacionamos com outros, e aqui estamos todos em pé de igualdade, nenhum de nós vive sozinho no mundo!

    O discurso deve estar sempre orientado para uso de palavras motivadoras e frases que orientem a nossa mente para o “encanto”, para o sim, para o nosso objetivo principal! Para obter o “sim” principal temos que reunir vários “sim” ao longo da comunicação.

    Na minha experiência (QQQPC) enquanto comunicador uso várias técnicas:

    • A minha primeira preocupação é conhecer o meu público alvo (quem), o que eles gostam, o que eles sabem, o que lhes desperta interesse, o que esperam. É, também, importante perceber o que existe em comum para que ajude a captar atenção.
    • O que vou dizer (o quê) é sempre o mais importante, por isso tenho que dominar perfeitamente os conteúdos, ficando bastante claro na minha mente e assim facilita o discurso. Conhecer os pequenos detalhes do tema a abordar, para que consiga destacar tudo o que seja importante para o recetor da mensagem.

    Mensagem só faz sentido quando sentida pelo recetor!

    • Devemos definir vários quando para as mensagens importantes que queremos passar.
      As mensagens importantes a reter nunca devem passar de três / quatro e devem ser claras, com palavrassimples e frases curtas.
      Devemos estudar quando pretendemos ter reações, e qual o tipo das mesmas? Por exemplo, nos concertos de música existem 3 momentos que as bandas exploram:
      • 1º inicio forte para animar e despertar o interesse de todos
      • 2º a meio do concerto passam músicas para mostrar álbuns novos ou então mostrar músicas menos conhecidas
      • 3º no final procuram sempre a maior apoteose possível.
    • O “porquê” está logo na base de tudo e é com ele que encontramos os principais argumentos. “porque é importante?”; “porque devo fazer?”; “porque é bom para o outro?”. Procura sempre o teu real porquê, quando o conseguires, vais comunicar muito melhor!
    • O “Como” são as ações que fazemos para que a mensagem seja recebida da melhor forma.
      Para ajudar devemos usar palavras de ordem com verbos de ação, exemplo: levantar braço, abrir as mãos, fazer pergunta, bater palmas... ter sempre verbos que me empurrem para a ação.

    Fazer diferente é um passo enorme para obter resultados diferentes.

    As frases e palavras escolhidas são fundamentais para o sucesso da comunicação, ser positivo na abordagem, evitar questões com palavras negativas (não, péssimo,...). Capitalizar as vantagens da mensagem mesmo quando ela é menos positiva. Enquadrar a mensagem para o que pretendemos de bom.

    Se os nossos resultados estão abaixo, a nossa mensagem passa para o que temos de fazer para conseguir superar o desafio, focar a mensagem nas ações que devemos fazer para melhorar.

    Foco sempre no que se controla e no que se pode fazer diferente para melhorar.

    Para ter sucesso pensa sempre... como é que eu me sinto quando tenho sucesso?

    Depois... coloca sempre essa imagem na tua cabeça... vais adorar a sensação.


    No próximo artigo vou abordar o CHA e como é que, com Conhecimento, Habilidade e Atitude a mensagem pode ser comunicada ainda de forma mais competente, hábil e carregada de atitude.

    Escrito por

    Nuno Fradique Jerónimo

    Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar. considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais. Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.
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