Gestão no Marketing Digital em organizações “data-driven”

Escrito por Alina Oliveira


O que é isto do “data-driven” e como pode impactar a minha gestão do marketing digital?

As organizações “data-driven” são organizações que baseiam as suas decisões em dados, quer seja na área do marketing digital, quer seja noutra área da empresa.

A gestão e os processos de melhoria continua só são possíveis se, primeiro, estes processos forem “mapeados” e, segundo, se retirarmos conclusões para repetirmos o sucesso, ou para impedir o insucesso. Por outro lado, no campo da melhoria contínua permite-nos ter uma visão sobre o processo.

Nos dias de hoje em que tudo pode ser medido é importante que, na preparação de qualquer ação em meio digital, estejam determinado quais os seus objetivos principais e como os vamos avaliar, se está a correr como o previsto, ou não, dado que poderemos tomar medidas para conseguirmos, rumar ao objetivo. Para isto acontecer, é muito importante, enquadrar nas equipas de marketing digital, alguém com funções de análise que prepare todo um sistema para podermos medir.

Artigo4-680x250

Enquadremos os pressupostos, no marketing digital:

As perguntas que inicialmente se fazem:

Processo - Mapear o “customer journey

Este mapeamento é muito importante para perceber as diferentes etapas:

Este processo tem de estar bem suportado para podermos fazer acertos, ou inclusive, mudar de estratégia. Em breve retomaremos este tema.

Objetivos de negócio:

Em resumo, verifique se no início tem as condições, necessárias para execução do controlo que é necessário, assim como a informação de gestão que os diferentes níveis de gestão necessitam, quer ao nível do gestor de marketing, quer ao nível do gestor!

Achou este artigo útil?
Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”. Saiba mais