Como maximizar o marketing das redes sociais?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

 

As redes sociais fazem, hoje, parte do nosso quotidiano. E até os utilizadores menos assíduos reconhecem a imensidão do conteúdo aí partilhado. Considerando a importância e o crescimento das redes sociais na era digital, as marcas e as empresas recorrem cada vez mais a estas plataformas para divulgação de produtos e serviços.

As redes sociais têm assumido uma importância de tal dimensão que muitas empresas já utilizam exclusivamente o Instagram e/ou Facebook para práticas comerciais e de marketing. Outras vão mais além e recorrem a influencers para ações de divulgação, publicidade e aumento da carteira de clientes.

 

O que é o marketing das redes sociais?

O uso das redes sociais representa a tendência com mais crescimento na história da tecnologia, superior ao da própria Internet, na altura do seu lançamento. Com mais mil milhões de utilizadores em todo o mundo, as redes sociais são o lugar perfeito para cativar audiência e, como tal, são uma prioridade comercial para muitas organizações.

Resumidamente, o marketing das redes sociais é o processo de criação de conteúdo, ajustado ao contexto de determinada plataforma social, capaz de gerar envolvimento e partilha pelos utilizadores e público-alvo. O marketing das redes sociais assume-se, assim, como uma estratégia de marketing digital preparada para a plataforma social na qual se atua.

 

Isto significa que a empresa precisa de adequar as suas táticas de marketing aos diferentes canais.

 

A forma como se comunica e promove determinado produto, serviço ou website no Instagram não deve ser idêntica à forma de atuação no Facebook.

O marketing das redes sociais tem sido apontado como uma estratégia eficaz na obtenção dos resultados desejados, incluindo aumento dos níveis de ROI (retorno do investimento).

Marketing via influencers

Os influencers são personalidades reconhecidas publicamente nas redes sociais, com elevado número de seguidores e volume de interação nas suas publicações. É provável que acompanhe publicações de determinada pessoa que não conhece pessoalmente, mas cuja popularidade conduziu ao seu interesse.

Com frequência, as marcas associam-se a influencers para fins publicitários. O seu surgimento e o aumento da sua popularidade representam tendências em crescimento. Em especial no Instagram, mas com presença em qualquer outra rede social.

 Estratégia de marketing via redes sociais

Uma abordagem de marketing estratégica, focada na criação e distribuição de valor, capaz de atrair e reter uma audiência previamente definida, é importante para qualquer empresa.

 

Os passos seguintes resumem como o pode conseguir:

  • Defina objetivos: Pense em grande mas comece pelo básico e pense nos procedimentos necessários. Para atingir o seu objetivo precisa de aumentar o nível de retenção dos clientes?
  • Conheça o seu público-alvo: Não se limite a dados demográficos. Entenda quem é a sua buyer persona, isto é, a figura que tipifica a sua audiência. Como é o seu dia-a-dia e quais são as suas preferências de consumo.
  • Redes sociais: Defina qual a plataforma mais indicada para chegar até à buyer persona, e qual o tipo de conteúdo que capta a sua atenção.
  • Métricas e testes: Defina métricas e indicadores capazes de quantificar e qualificar os resultados obtidos. Para o efeito, esteja atento ao posicionamento da empresa nas redes sociais e como a sua audiência se comporta.

 

Segundo dados publicados pela plataforma Hubspot, 79% dos utilizadores online usam o Facebook, e o Instagram atingiu mil milhões de utilizadores em junho/2018. Com base nesta informação, facilmente concluímos que as redes sociais são uma oportunidade de negócio.

 

Utilizando a estratégia adequada, é possível aumentar o reconhecimento da marca, bem como níveis de rendimento, via redes sociais.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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