Usar o Instagram também resulta em negócios B2B

Escrito por Alina Oliveira

A plataforma social Instagram é, por várias vezes, vista como uma rede para entretenimento pessoal ou para promoção da venda a retalho. Contudo, este canal é cada vez mais procurado por marketers que atuam numa indústria B2B, isto é, cuja interação comercial se realiza com outras empresas e não com o cliente final da cadeia.

De facto, muitos profissionais de marketing apercebem-se que ao promover a marca, de forma estratégica e considerando a componente emocional e a experiência do consumidor, estarão a criar mais leads, independentemente da relação comercial em causa.

E é precisamente a atual importância da experiência do consumidor que tem tornado o Instagram numa rede social eficaz para 30% das empresas B2B. Um bom exemplo de sucesso a este nível é a Intel, que já conquistou 1,2 milhões de seguidores com a partilha de publicações que traduzem a visão da empresa, atraem atenção do público e, em simultâneo, publicitam os produtos da marca.

Mas como pode o Instagram resultar em negócios B2B?

Alinhamento do Instagram com a estratégia B2B

Pode até ser tentador, por motivos de simplicidade, replicar o conteúdo, publicado no Facebook, no Instagram. Contudo, para obter mais sucesso, é conveniente ter uma estratégia específica de atuação neste último.

O Instagram tem uma ligação mais forte com aspetos emocionais e com a componente humana e, como tal, deve ser encarado de forma distinta. Em particular, considere as seguintes táticas de atuação:

- Revele a cultura da empresa: Amarca deve mostrar-se de forma autêntica. Publicar imagens, curtos vídeos ou Instagram Stories do ambiente do escritório, é uma tática usada por grandes organizações, como é o caso da Hubspot. Use a rede social para mostrar o espírito de equipa, a missão da empresa e os seus valores. Potenciais parceiros se sentirão mais tentados a fazer negócio se se relacionarem emocionalmente com outras empresas.

- Envolva-se com os seguidores: Procure interagir com a audiência. Incentive-a a partilhar uma hashtag associada à marca e obtenha publicidade gratuita. Realize passatempos ou coloque questões desafiantes.

- Use frases inspiradoras: Partilhar frases com as quais outros se relacionam incentiva a um maior número de interações.

Beneficie das ferramentas de negócios do Instagram

Tal como o Facebook, também o Instagram tem vindo a ajustar o seu algoritmo, para que o feed dos utilizadores apresente aquilo que, alegadamente, estes preferem. Para contornar eventuais problemas que esta situação implica, os perfis profissionais podem tirar vantagem das funcionalidades para empresas, que o Instagram oferece.

É possível, por exemplo, criar um botão de “Contacto”, na área biográfica da conta, ou adicionar uma ligação à história. Pode, ainda, publicar parte de um vídeo numa Story, induzindo o público a clicar em determinado link para assistir ao resto.

Outra ferramenta útil são as publicações automáticas, por via de aplicações terceiras e apenas disponíveis para perfis profissionais. Esta funcionalidade permite um agendamento eficiente dos posts. Adicionalmente, as empresas têm a possibilidade de promover anúncios através de publicidade paga no Instagram e, deste modo, alargar a sua audiência e definir estrategicamente um público-alvo.

De facto, o Instagram já não é um canal exclusivo das marcas de retalho. O alvo desta rede social não é, necessariamente, o cliente final que atua enquanto particular. Representa, por outro lado, uma poderosa ferramenta de networking com utilizadores de todos os níveis de atuação.

Achou este artigo útil?
Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”. Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!