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Formação - 6 Conditions for Great Teams

Incrementar a sua Liderança e a performance das equipas através do modelo 6 Team Conditions

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Referência
1337

Duração
11h30

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As equipas são a base do sucesso de qualquer organização e os seus líderes são elementos-chave para as conduzir a uma performance extraordinária.

Este percurso de aprendizagem, destinado a líderes de equipa, apresenta de forma prática o modelo das 6 Condições para a Eficácia das Equipa, fruto de décadas de pesquisa levada a cabo por investigadores de renome da Universidade de Harvard.  Nele, desafiamos os líderes, desde o primeiro momento, a trabalhar com a realidade especifica da sua equipa, dotando-os de uma estrutura – as 6 Condições para a Eficácia das Equipas – e de um conjunto com ferramentas complementares que os ajudarão a construir equipas de elevada performance.

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Estrutura do percurso de aprendizagem

As 6 Team Conditions e o Team Diagnostic Survey (TDS)

A abordagem às 6 Condições para a Eficácia das Equipas resulta de décadas de pesquisa levadas a cabo por investigadores de renome da Universidade de Harvard. Ruth Wageman, Richard Hackman e seus alunos e colegas estudaram milhares de equipas em todo mundo, de diversos setores, indústrias e contextos culturais. O seu trabalho identificou as 6 Condições práticas, aplicáveis e úteis para equipas, que em conjunto promovem a performance, a excelência do trabalho em equipa e as realizações e conquistas significativas ao longo do tempo. O modelo das 6 Condições para a Eficácia das Equipas foi amplamente testado para prever o desempenho em equipas do “mundo real” e os seus resultados têm sido comprovados e publicados em muitos livros e artigos.

No decorrer desta investigação, Ruth Wageman, Richard Hackman e Erin Lehman desenvolveram na Universidade de Harvard o Team Diagnostic Survey (TDS), um instrumento revisto e validado pelos seus pares, concebido para diagnosticar os pontos fortes e fracos das equipas.

Factos-chave sobre o TDS:

  • Sólido a nível psicométrico, foi também revisto e validado por pares, utilizando dados recolhidos junto de mais de 1.000 equipas em todo o mundo;
  • Apresenta um relatório de 27 páginas que inclui feedback detalhado sobre os tópicos “6 Conditions”, “3 Key Task Processes” e “3 Team Effectiveness Outcomes”, assim como feedback qualitativo e quantitativo ();
  • Distribuído através de uma rede global de profissionais certificados em TDS;
  • Utilizado pelas melhores equipas das maiores empresas globais listadas na Fortune 500, entre as quais se incluem desde equipas do setor público a organizações sem fins lucrativos;
  • Aplicado a equipas de liderança, equipas de start-ups, equipas agile, tripulações de voo, equipas médico-cirúrgicas, equipas de projeto, equipas comerciais, equipas de operações, equipas financeiras, equipas de serviços profissionais, entre outras;
  • Disponível nos seguintes idiomas: inglês, francês, holandês, português (e em breve: espanhol, chinês, italiano e alemão, árabe e persa).

 

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Destinatários

Destinatários

  • Líderes de equipas que tenham como objetivo melhorar a performance das suas equipas.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Kickoff call

  • Apresentação dos objetivos e estrutura do percurso de aprendizagem.

Preparação para 1ª Classe Virtual (aprendizagem online)

  • Módulo1
    • Introdução às 6 Condições
  • Módulo 2
    • Desenhar a sua equipa
  • Team Diagnostic Survey (TDS)
    • Envio de convite aos membros das equipas para aplicar o TDS

1ª Classe Virtual

O âmbito das 6 Team Conditions.

  • Como elaborar um relatório sobre os dados recolhidos através do TDS.
  • Identificar as prioridades da equipa (demonstração seguida de exercício em pares).
  • Definição de próximas etapas do percurso de aprendizagem: elaborar o relatório da sua equipa.

Aplicação da aprendizagem e preparação da 2ª Classe Virtual

Elaborar o relatório TDS da sua equipa

  • Realizar o Debriefing dos resultados do TDS com a sua equipa.
  • Módulo 3
    • Lançamento/relançamento da sua equipa
  • Formular um Propósito estimulante para a equipa.

2ª Classe Virtual

Os 3 Essenciais: os pilares fundamentais de equipas de sucesso.

  • Testar o Propósito estimulante (exercício prático em grupos).
  • Como envolver os stakeholders e obter o seu engagement: envolver a equipa na compreensão do Propósito e na necessidade de se tornarem uma verdadeira equipa (exercício de demonstração).
  • Definição de próximas etapas do percurso de aprendizagem: reunir com a equipa, partilhar o draft do Propósito, receber feedback e responder à equipa mediante o que foi escutado.

Aplicação da aprendizagem e preparação da 3ª Classe Virtual

Partilhar com a equipa o draft do Propósito, receber feedback e responder à equipa mediante o que foi escutado.

  • Módulo 4:
    • Coaching Contínuo da sua Equipa.
  • Elaborar um plano estruturado de Coaching contínuo, juntamente com a equipa.

3ª Classe Virtual

Conduzir uma Before Action Review (BAR) –prática de coaching que funciona como grande alavanca para equipas (demonstração seguida de exercício individual e discussão em pares).

  • Desafios e práticas de excelência na implementação de planos de Coaching contínuo.
  • Definição de compromissos individuais de acompanhamento da equipa.
Objetivos

Objetivos

Um percurso de aprendizagem que visa incrementar a performance das equipas e que permite aos seus líderes:

  • Conhecer os resultados de décadas de experiência de investigação e trabalho junto de inúmeras equipas em todo o mundo: 6 Condições para a Eficácia das Equipas;
  • Conhecer e solucionar os principais desafios críticos com que se deparam:
    • Identificar os pontos fortes e fracos das suas equipas, e respetivas prioridades de atuação enquanto líder, através da aplicação do TDS;
    • Conhecer e aplicar um conjunto de práticas confiáveis, mundialmente testadas, comprovadas e reconhecidas, para obter das equipas que lidera uma performance extraordinária;
  • Colocar as suas equipas numa jornada de crescimento em direção ao sucesso coletivo: Elaborar e implementar um plano estruturado de Coaching contínuo da sua equipa
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Um percurso de aprendizagem onde se intercalam momentos de aprendizagem online, desafios de aplicação on-the-job (junto das equipas reais de cada um dos participantes) de ferramentas e técnicas e classes virtuais. Dedicadas ao treino e aquisição de competências, as classes virtuais têm uma periocidade quinzenal e são caracterizadas por uma forte componente prática através da qual os participantes são desafiados a realizar vários exercícios.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Um percurso de aprendizagem conduzido pelos autores das 6 Team Conditions e do Team Diagnostic Survey (TDS).
  • Forte componente prática e aplicação imediata junto da equipa de cada participante.
Oradores

Oradores

Ruth Wageman

Ruth Wageman é uma das maiores e mais reconhecidas investigadoras e especialistas em trabalho com equipas, sobretudo equipas de liderança. A sua experiência está focada nas condições que influenciam o elevado desempenho das equipas – com destaque para as equipas cujo propósito é resolver problemas complexos, processos de reorganização, mudança cultural ou liderar a transformação do sistema.

Ruth ajuda a construir a capacidade de liderança colaborativa dentro e através das organizações, especialmente junto de equipas de liderança multissetoriais (nas áreas de saúde, negócios, serviço social, universidades, ONGs…).

Ruth possui experiência como professora nas Universidades de Columbia, Dartmouth e Harvard, instituições onde liderou muitos programas de investigação inéditos. É coautora das obras “Senior Leadership Teams: What it Takes to Make them Great”, “Developing and Enhancing High-Performance teams in Organizations” “Practitioner’s Handbook of Team Coaching”, entre outras, tendo também escrito artigos de referência revistos por pares. 

Ruth desenhou a ferramenta Team Diagnostic Survey (TDS) – juntamente com Richard Hackman e Erin Lehman – um sistema de avaliação poderoso e amplamente validado que mede o quão bem as 6 Condições que impulsionam a eficácia estão estabelecidas numa equipa. Ruth também lidera workshops certificados e dá formação a profissionais na área de desenvolvimento de equipas onde utiliza e aplica o TDS.

A nível académico, Ruth Wageman é doutorada em Comportamento Organizacional pela Universidade de Harvard e possui um Bacharelato nas áreas de Arte e Psicologia pelo Columbia College da Universidade de Columbia.

 

Krister Lowe

Krister Lowe é um reconhecido Psicólogo Organizacional, Team Coach e Podcaster, cuja paixão é aplicar o coaching a equipas de liderança sénior.

Krister é Senior Partner da 6TeamConditions.com e co-host do 6 Conditions Podcast. Concebe e realiza programas de aprendizagem e certificação, bem como intervenções personalizadas na área de Team Coaching para organizações que utilizam o framework das 6 Condições para a Eficácia das Equipas e o Team Diagnostic Survey (TCS).

Ao longo dos últimos 5 anos, o foco de Krister tem sido contribuir para o desenvolvimento da área de Team Coaching.  Neste âmbito, é o criador e antigo host do “The Team Coaching Zone Podcast” – um podcast que explora a arte e ciência do coaching de equipas com coaches organizacionais de referência e que continua a ter uma audiência que abrange mais de 135 países em todo o mundo.  Atualmente, presta serviços e consultoria em TeamCoaching a uma série de clientes selecionados, junto dos quais já introduziu programas de liderança e coaching diferenciados; trabalha ainda na supervisão dos profissionais especializados na área de Team Coaching.

Krister possui mais de 20 anos de experiência na área de Learning&Development em mais de 40 países, tendo trabalho em diversos ramos de negócio, incluindo: organizações internacionais, tecnologia, telecomunicações, energia, saúde, moda, ensino superior, fundações, ONGs, grandes empresas de contabilidade, entre outros. Krister é também o co-criador da “This Nautilus Experience” – um programa experiencial de liderança colaborativa e equipas realizado a bordo do navio-escola holandês “Wylde Swan”.

A nível académico, Krister Lowe possui um Mestrado e um Doutoramento em Psicologia Social-Organizacional pela Universidade de Columbia.  Completou o Programa de Certificação CTI Co-Active Coach Training Certification Program (CPCC), o Team Advantage™ team coach training program, o programa de certificação Systemic Team Coaching – Níveis 1, 2 e 3, o 6 Team Conditions & Team Diagnostic Survey™, assim como a certificação em Team Emotional Intelligence Survey.  É também mediador certificado no Estado de Nova Iorque e possui um certificado em resolução de conflitos pela Universidade de Columbia.

 

Fernando Machado Dias

Fernando Machado Dias possui uma vasta experiência como coach de liderança e equipas, além de desenvolver e facilitar programas de desenvolvimento de talento. É natural de São Paulo, Brasil, e vive desde 1990 a em Cascais, Portugal.

Após uma carreira de sucesso na área da Banca em São Paulo e Nova Iorque, Fernando certificou-se no modelo 6 Team Conditions/Team Diagnostic Survey (Washington & NYC, US - Levels I, II & III) de coaching de equipas. Desde 2019, faz parte do corpo docente responsável pela certificação de novos consultores neste modelo e instrumento de avaliação de equipas testado, validado e reconhecido mundialmente.

Fernando é também certificado no modelo Systemic Team Coaching da AoEC (UK) (Basic+Advanced) e possui mestrado em Psicologia Organizacional pelo Birkbeck College da University of London (UK). Formou-se anteriormente como coach executivo na Escuela Europea de Coaching (Madrid, España) e possui ainda a credencial PCC da International Coach Federation (ICF).

É também consultor associado e membro do corpo docente da Insights Discovery (Dundee, UK), um modelo e ferramenta psicométrica baseada nos tipos psicológicos de Carl Jung, utilizado para o desenvolvimento pessoal, de equipas e organizações. Além do seu trabalho como coach de liderança e equipas em grandes organizações multinacionais, Fernando é voluntário em diversas iniciativas de coaching pro-bono da ICF e da Ethical Coach em vários idiomas como português, inglês, espanhol e francês.

Datas

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