e-Commece Manager

O que é um e-commerce manager?

O e-commerce manager ocupa o seu lugar entre as vendas e o marketing. Assumindo a responsabilidade pelas vendas na Internet, compete-lhe transmitir a imagem da sua empresa ou do seu cliente junto do público.

A sua principal ferramenta de trabalho é o website da empresa e respetiva loja eletrónica, assim como estabelecer estratégias ao nível das  redes sociais e outras plataformas  e-commerce.

Na era digital, ao expectativa é que o e-commerce manager domine as mais recentes técnicas de marketing e as novas tecnologias de comunicação. Deve assumir também a responsabilidade pelo bom funcionamento das vendas on-line, combinando duas competências essenciais: vendas e gestão on-line.

Quais são as funções do e-commerce manager?

A principal função do e-commerce manager é definir e implementar uma política de marketing multinível. Uma vez que é responsável pelo orçamento destinado à web, decide quais são as diferentes ferramentas que irá ativar ao nível do marketing digital: Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO), mailing, adesões, display, redes sociais, parcerias etc. O seu principal objetivo é aumentar o tráfego, a reputação do site e reter os utilizadores. Após a estratégia estar definida, deve garantir a implementação de todas as operações comerciais on-line.

O e-commerce manager deve fazer a gestão de todas as áreas do site de vendas. Compete-lhe assegurar a atualização constante do site, adaptando-se às necessidades do consumidor. Para tal, será responsável por supervisionar os principais indicadores da estratégia escolhida, assim como a evolução das tecnologias de comunicação. Ser-lhe-á requerido que atualize a tecnologia do seu site, melhorando a sua funcionalidade e a experiência do utilizador.

Deve igualmente apoiar as equipas de vendas e a equipa de marketing, para que estes possam desenvolver a respetiva política de comunicação. Atua como interface entre os diferentes serviços, como a logística e as vendas. Deve ter capacidade de motivar as suas equipas e recrutar os profissionais mais adequados. Além disso, deve ainda analisar os resultados e elaborar relatórios para a direção.

Quais são os objetivos do e-commerce manager?

Aumentar a faturação

O objetivo final do e-commerce manager é aumentar as vendas on-line da sua empresa, ou seja, aumentar a faturação. Para tal, deve realizar as tarefas de seguida indicadas:

Organizar e otimizar o e-commerce

Definir uma estratégia de marketing adaptada à empresa, tendo em conta outros canais de venda justificando as suas propostas de inovação on-line com base nos desenvolvimentos e nas tendências do mercado, as mudanças tecnológicas e o comportamento do cliente. Terá como responsabilidade implementar a estratégia e controlar os indicadores de desempenho.

Definir os KPI

É da sua responsabilidade definir os principais indicadores de desempenho que lhe servirão para medir a rentabilidade da sua estratégia. Com estes indicadores, poderá analisar a audiência do site; ao agrupar os dados num painel de controlo, será capaz de acompanhar de forma significativa e eficaz os dados mais importantes.

Definir e gerir estratégias de web marketing

Ao testar diferentes alavancas, terá de responsabilizar-se pela gestão de diferentes estratégias de web marketing: SEM, SEO, display, redes sociais, mailing etc.

Otimizar a visibilidade do website

Implementar ações concretas como criar campanhas de visibilidade para a marca, interagir com os consumidores e disponibilizar informação sobre os produtos: o e-commercemanager realiza estas tarefas a fim de desenvolver a presença da empresa na Internet.

Através do SEO SEO, campanhas de mailing, campanhas SEM contribuirá para o aumento do tráfego.etc.

Monitorização e desenvolvimento comercial

Para poder alcançar os objetivos estabelecidos, terá de alocar os recursos humanos, técnicos e financeiros necessários. Indicadores como o volume de negócios, quantidades vendidas e as margens permitirão desenvolver planos de ação específicos.

Benchmarketing constante

Para garantir o bom funcionamento das vendas on-line devem vigiar-se aspetos como: gestão de stock, qualidade do serviço, segurança e agilidade dos pagamentos, serviço pós-venda etc. Contudo, deve ser analisada e monitorizada a própria concorrência (benchmark): as promoções, os preços, os serviços etc.

Gerir as equipas

É o intermediário entre a direção e as suas equipas, sendo responsável por coordenar as atividades e os projetos relacionados com a estratégia. É necessário motivar as equipas e dar-lhes formação, caso seja relevante, nas competências técnicas que lhes permitam cumprir os objetivos.

Quais são as competências necessárias para se tornar num e-commerce manager?

 

O e-commerce manager deve gerar receitas para o seu negócio e os seus clientes. Terá uma grande capacidade de comunicação, negociação e persuasão.

É um trabalho que requer um estado de espírito criativo e competências para criar relações, já que terá de estar em permanente contacto com muitos interlocutores em diferentes ambientes.

É ainda necessário que seja uma pessoa analítica e sintética, capaz de gerir as atividades a realizar de forma rápida e eficaz. Coordenando e motivando a sua equipa, adapta-se facilmente a qualquer alteração no mercado, antecipando as necessidades dos seus clientes.

Por isso, deve também ser uma pessoa versátil, com um vasto leque de competências a nível digital, de vendas e marketing.

E, por último, mas não menos importante, deve ainda ser alguém muito curioso e atento às novas tendências, mantendo-se sempre atualizado.

Como se tornar num e-commerce manager?

Como em qualquer cargo de responsabilidade de qualquer organização, aquilo que se exigirá em primeiro lugar do candidato é a experiência. Mas, além desta expertise e das soft skills identificadas anteriormente, deve ainda ter formação adequada. Por isso, na Cegoc, apresentamos-lhe um conjunto de percursos de aprendizagem que servem para adquirir novos conhecimentos ou renovar os já adquiridos.

Para adquirir ou reforçar competências nesta área, recomendamos os seguintes percursos de aprendizagem: