Acabou de ser nomeado gestor de equipa? Evite estes 10 erros frequentes

Os gestores recém-nomeados deparam-se frequentemente com novas equipas, diferentes perfis de colaboradores, necessidade de envolver pessoas, reajustar estratégias, medir a performance e direcionar a energia para objetivos com valor para a organização.
O Notícias ao Minuto publicou um artigo de opinião da autoria de Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC, no qual são listadas10 das mais perigosas armadilhas em que os gestores recém-nomeados devem evitar cair:
1 - Desrespeitar o seu antecessor e denegrir o trabalho realizado;
2 - 'Regras do jogo' pouco claras e falta de um quadro de referência comum (normas, objetivos, valores…) na equipa;
3 - Não delegar ou impedir que outros colaboradores desenvolverem competências e autonomia;
4 - Rumores gerados por falta de informação ou comunicação pouco clara sobre mudanças em curso;
5 - Só dar feedback negativo que não contribui para que os colaboradores cresçam e fortaleçam a sua autoconfiança e desempenho;
6 - Não aceitar o erro dos outros nem compreender que o resultado desejado pode não ser alcançado no imediato;
7 - Ignorar ou desvalorizar a perícia de pessoas com experiência ou know-how superior;
8 - Descurar a motivação (e a sua fonte) em cada um dos elementos da equipa;
9 - Não estabelecer objetivos e resultados-chave que orientem as ações dos colaboradores e os tornem mais eficientes;
10 - Não realizar reuniões individuais de balanço para observar os níveis de motivação, desempenho e evolução dos colaboradores, e fazer os ajustes necessários.

Cátia Silva
Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC